TRE-BA suspende veiculação de propaganda do PT que cita declaração de cor de ACM Neto

Publicado:

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) atendeu a pedidos feitos pela coligação “Pra Mudar a Bahia”, do candidato ao governo do Estado, ACM Neto (União), contra a coligação do PT, “Pela Bahia, Pelo Brasil” e determinou a suspensão da veiculação de uma propaganda que cita a autodeclaração do ex-prefeito de Salvador como pardo. Na inserção, que foi veiculada na TV com tempo de 30 segundos, há uma locução masculina e cinco personagens criticam a declaração de ACM Neto.

 

“Há que se ressaltar que existe uma clara vinculação entre a autodeclaração de qualquer candidato e o recebimento de recursos destinados aos candidatos negros. Por outro lado, conforme ressalta o representante, sua autodeclaração como ‘pardo’ vem sendo reiterada por ele em outros pleitos, a exemplo da eleição de 2016, quando inexistia tal regra”, sustentou a relatora da ação, Carina Canguçu Virgens.

 

“Registre-se que tal declaração se inclui no rol de dados pessoais a serem preenchidos pela Agremiação no momento do Requerimento de Registro de Candidatura – RRC, dentre as quais constam “cor ou raça” (art. 24, I da Resolução TSE nº 23.609/2019), inexigindo-se qualquer procedimento de verificação. Por esse motivo, não se pode atrelar diretamente a declaração apresentada pelo representante de entender-se como “pardo” e a finalidade exclusiva de obtenção de vantagens financeiras, especialmente porque no período em que ainda inexistia o critério racial na distribuição de recursos eleitorais, o candidato representante já realizava declaração no mesmo sentido”, diz outro trecho da decisão.

 

A juíza relatora também fixou multa no valor de R$ 1.000 por reapresentação da propaganda citada. A decisão foi assinada e publicada na última segunda-feira (19). Outras duas decisões da relatora seguiram o mesmo entendimento e determinaram a suspensão de propagandas da coligação “Pela Bahia, Pelo Brasil” que citam a declaração de cor/raça de ACM Neto junto à Justiça Eleitoral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vizinhos do imóvel que explodiu em SP mostram rastro de destruição

Uma explosão devastadora em um imóvel no Tatuapé, zona leste de São Paulo, causou destruição em um raio de três quarteirões. O incidente...

Vieira diz que EUA podem dar resposta sobre tarifaço na sexta (14/11)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, revelou na quinta-feira que os Estados Unidos devem dar uma resposta à proposta do Brasil para...