Pesquisa Datafolha: Lula amplia vantagem em MG e segue líder em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A corrida pela Presidência nos três maiores colégios do Brasil, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, segue com movimentações de acordo com a nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (22), assim como já havia ocorrido no levantamento da semana passada.

 

Os três estados são o centro da região mais populosa do país, o Sudeste, com 43% do eleitorado.

 

Nessa sondagem, feita de terça (20) a esta quinta (22), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuperou-se em Minas e ampliou numericamente a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista manteve a liderança em São Paulo, mas viu o rival chegar a um empate no Rio.

 

Na semana passada, o incumbente havia reduzido em sete pontos percentuais a distância para Lula em Minas, onde o governador Romeu Zema (Novo), que já foi bem próximo do presidente, lidera a campanha, segundo o Datafolha, com 48%, ante 28% do lulista Alexandre Kalil (PSD).

 

Leia mais: Datafolha: Lula oscila para cima e vai a 47%; Bolsonaro mantém 33%

 

Agora, o presidenciável petista voltou a oscilar para cima e lidera com 46%, ante estáveis 33% de Bolsonaro no estado. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) permaneceram onde estavam.

 

Já no maior cesto de votos do país, São Paulo, Lula segue com pontos à frente do rival no primeiro turno. Oscilou de 43% para 41%, enquanto o presidente foi de 33% para 34%.

 

Bolsonaro viu seu apadrinhado na disputa estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos), isolar-se em segundo lugar, enquanto seu principal rival para tentar chegar ao segundo turno com Fernando Haddad (PT), o governador Rodrigo Garcia (PSDB), estacionou. O ex-prefeito paulistano oscilou de 36% para 34%.

 

Já no Rio, onde o explicitamente bolsonarista Cláudio Castro (PL) está dez pontos percentuais à frente do lulista Marcelo Freixo (PSB), o petista viu sua taxa recuar de 44% para 40%, enquanto o presidente oscilou de 36% para 38%. Eles agora estão empatados tecnicamente.

 

O Datafolha ouviu 2.000 eleitores em São Paulo, com margem de erro de dois pontos percentuais. No Rio, foram 1.526 entrevistados, e em Minas, 1.512 ouvidos. Nesses estados, a margem é de de três pontos, para mais ou menos. A pesquisa está registrada sob o número BR-04180/2022 no TSE. O índice de confiança é de 95%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...