Projeção indica vitória de partido de extrema-direita na Itália

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pesquisa de boca de urna das eleições italianas indicam que o partido de extrema-direita Irmãos da Itália deve obter maioria de votos para o Senado, o que abre caminho para o país ter, pela primeira vez, uma mulher na cadeira de primeiro-ministro. Giorgia Meloni, líder da sigla, deve ser indicada para ocupar a chefia do estado após pleito deste domingo (25/9).

A projeção que indica a vitória da coalizão de centro-direita liderada pela política, o Consorzio Opinio Italia para a emissora de televisão Rai, indica que o partido obteve 43,2% dos votos. A centro-esquerda, com o Partido Democrático, conseguiu 26,5%. A pesquisa diz respeito apenas aos votos ao Senado do país e teve amostra de 21% do eleitorado.

A trajetória política de Giorgia Meloni, 45 anos, começou quando ela tinha 15, quando fundou uma organização estudantil. Aos 21, ocupou o cargo de conselheira, em Roma, pelo partido Aliança Nacional. Em 2006, foi eleita para a Câmara Baixa do parlamento italiano e ocupou o cargo de ministra da Juventude no governo de Silvio Berlusconi.

Meloni fundou o partido Irmãos da Itália em 2012. Seis anos depois, o número de representantes da sigla quintuplicou, com 18 senadores e 32 deputados eleitos.

A votação deste domingo define quem ocupa o parlamento e os representantes, posteriormente, escolhem quem ocupa a cadeira de primeiro-ministro. Siglas de políticos importantes, como a Liga, de Matteo Salvini, e o Força Itália, de Silvio Berlusconi, não passaram dos 10% da projeção de votos.

Já para a Câmara Baixa do parlamento, as projeções do Quorum/SkyTg24 indicam que a centro-esquerda ocupará 90 cadeiras; o Movimento 5 Estrelas, partido criado pelo político comediante Beppe Grillo, 47; e o centrista Itália Viva, 19 lugares.

O post Projeção indica vitória de partido de extrema-direita na Itália apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No dia em que foi divulgado novo recorde de feminicídios, Lula diz que quem bate em mulher não precisa votar nele

"Quem bate em mulher, não precisa votar em mim". A frase foi proferida nesta terça-feira (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Janaina Paschoal chama Flávio de “filhinho de papai” e defende Tarcísio

Meta description: Vereadora Janaína Paschoal critica Flávio Bolsonaro, chamando-o de "filhinho de papai" após declarações sobre a candidatura de Tarcísio de Freitas; ela...

Militar da FAB desaparece após sair para casa de shows em Porto Seguro

Um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) está desaparecido desde a noite do último domingo (18), em Porto Seguro, no sul da Bahia....