‘Vamos invadir Congresso e STF’: empresa busca autor de SMS antidemocrático

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Algar Telecom, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tenta identificar a pessoa que usou sua plataforma para disparar mensagens em apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com teor antidemocrático. Os torpedos foram enviados por meio de um número contratado pela Celepar, empresa de tecnologia do governo do Paraná.
 
Entre sexta-feira (23/9) e domingo (25/9), quase 325 mil celulares dos estados de Paraná, Santa Catarina e São Paulo receberam um SMS que dizia: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o Congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!???.
 
A Celepar havia contratado a Algar Telecom para prestação de serviços públicos como envio de mensagens de caráter institucional. A conta de um usuário de sistema da telecom mineira foi usada para ter acesso aos contatos e enviado as mensagens.
 
Por meio de nota, a Algar informou que ainda não é possível determinar o autor dos disparos, mas que é possível dizer qual conta foi utilizada para os disparos indevidos. ???A companhia reforça que houve um acesso indevido e não autorizado à plataforma e que, desde a confirmação do ocorrido, registrou o fato perante as autoridades competentes, incluindo o registro do fato perante as autoridades policiais para investigação do fato e identificação do possível autor???.
  • Novo pagou R$ 350 mil por site citado por Zema para criticar Kalil
A empresa de Uberlândia ainda faz análise interna com o apoio de consultores independentes e especializados.
 
Também por meio de nota, a Celepar diz que notificou a Alagar para apresentar esclarecimento e negou qualquer que não teve qualquer iniciativa ou envolvimento com as mensagens enviadas. O texto diz ainda que órgãos policiais e eleitorais já foram acionados em todas as esferas. A Celepar disse ainda que ???repudia qualquer tentativa de uso político, eleitoreiro ou manifestação antidemocrática a partir de suas plataformas de serviços???.
 

Reação e investigação

O Ministério Público de Minas Geras, por meio do Procon Estadual, informou que vai abrir um procedimento administrativo contra a Algar.

  • Presidente do partido de Bolsonaro visita TSE e diz que não há sala secreta
Ao mesmo tempo, a campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende acionar a Justiça por conta das mensagens.
 
O próprio governo do Paraná divulgou que também vai abrir investigação para apurar o episódio.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TRE, Abelardo da Matta destaca machismo no processo eleitoral: “Se faz violência a mulher antes, durante e após a eleição”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto, disse em entrevista ao JusPod, podcast jurídico do Bahia...

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...

Muricy Ramalho explica motivo de ter deixado cargo no São Paulo; veja

Nesta sexta-feira (23/1), Muricy Ramalho deixou o cargo de coordenador de futebol do São Paulo Futebol Clube em comum acordo com o...