‘Vamos invadir Congresso e STF’: empresa busca autor de SMS antidemocrático

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Algar Telecom, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tenta identificar a pessoa que usou sua plataforma para disparar mensagens em apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com teor antidemocrático. Os torpedos foram enviados por meio de um número contratado pela Celepar, empresa de tecnologia do governo do Paraná.
 
Entre sexta-feira (23/9) e domingo (25/9), quase 325 mil celulares dos estados de Paraná, Santa Catarina e São Paulo receberam um SMS que dizia: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o Congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!???.
 
A Celepar havia contratado a Algar Telecom para prestação de serviços públicos como envio de mensagens de caráter institucional. A conta de um usuário de sistema da telecom mineira foi usada para ter acesso aos contatos e enviado as mensagens.
 
Por meio de nota, a Algar informou que ainda não é possível determinar o autor dos disparos, mas que é possível dizer qual conta foi utilizada para os disparos indevidos. ???A companhia reforça que houve um acesso indevido e não autorizado à plataforma e que, desde a confirmação do ocorrido, registrou o fato perante as autoridades competentes, incluindo o registro do fato perante as autoridades policiais para investigação do fato e identificação do possível autor???.
  • Novo pagou R$ 350 mil por site citado por Zema para criticar Kalil
A empresa de Uberlândia ainda faz análise interna com o apoio de consultores independentes e especializados.
 
Também por meio de nota, a Celepar diz que notificou a Alagar para apresentar esclarecimento e negou qualquer que não teve qualquer iniciativa ou envolvimento com as mensagens enviadas. O texto diz ainda que órgãos policiais e eleitorais já foram acionados em todas as esferas. A Celepar disse ainda que ???repudia qualquer tentativa de uso político, eleitoreiro ou manifestação antidemocrática a partir de suas plataformas de serviços???.
 

Reação e investigação

O Ministério Público de Minas Geras, por meio do Procon Estadual, informou que vai abrir um procedimento administrativo contra a Algar.

  • Presidente do partido de Bolsonaro visita TSE e diz que não há sala secreta
Ao mesmo tempo, a campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende acionar a Justiça por conta das mensagens.
 
O próprio governo do Paraná divulgou que também vai abrir investigação para apurar o episódio.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CLDF arquiva três pedidos de impeachment de Ibaneis

Renato Alves/Agência Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) arquivou os três pedidos de impeachment da oposição contra o governador Ibaneis Rocha (MDB)....

Voltando à ativa: 15 dicas para retomar a corrida após o Carnaval

Quer voltar a correr depois do Carnaval sem se machucar? Veja 15 dicas de retomada inteligente para recuperar ritmo, fôlego e motivação

Janja utiliza voo da FAB para agenda no Rio e visita escola de samba que homenageou Lula

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar ao Rio de Janeiro, em 6...