Anvisa aprova registro do 1º teste de detecção da monkeypox no país

Publicado:

A Anvisa aprovou nesta terça-feira (20) o primeiro teste para o diagnóstico da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O produto é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Bio-Manguinhos, e é capaz de detectar as regiões genômicas do vírus.

 

Segundo a CNN Brasil, o kit permite a detecção dos vírus orthopox, monkeypox e varicella zoster, a partir de uma tecnologia chamada PCR em tempo real, indicada para o processamento de amostras clínicas.

 

De acordo com a Anvisa, foram analisados requisitos técnicos como o desempenho clínico e o gerenciamento de risco, que servem para garantir a adequabilidade do produto ao uso proposto. 

 

A avaliação indica que o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela agência. A disponibilidade do produto no mercado depende da Fiocruz, segundo a Anvisa. O processo de análise durou 39 dias.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

No geral, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de R$ 116 milhões