Aposentado fica sem olfato e 4 meses sem falar por causa de câncer de laringe

Publicado:

Um homem aposentado perdeu o olfato e chegou a ficar quatro meses sem falar após descobrir um câncer de laringe, resultado dos 42 anos que passou fumando. 

 

Em 2019, Jeziel Almeida recebeu a confirmação do diagnóstico, após ter procurado o hospital por acordar com a garganta mais irritada que o normal e muito avermelhada. 

 

De acordo com o Viva Bem, a melhor opção no caso de Jeziel era a cirurgia para a retirada do tumor, através da laringectomia total, que consiste na remoção de toda a laringe. Para a pessoa conseguir respirar, a traqueia é puxada para cima e fica com um buraquinho na região da garganta. 

 

O paciente só conseguiu operar 8 meses depois do diagnóstico, apesar de ter acionado a Justiça três vezes. O procedimento foi realizado pela rede pública no dia 5 de agosto de 2020. 

 

O aposentado chegou a ficar quatro meses sem falar até ter acesso à laringe eletrônica. Durante o período, o homem teve dificuldade para se comunicar, tendo que utilizar a escrita, mímica e aplicativos como recursos. 

 

A laringe eletrônica é um equipamento portátil que funciona com baterias recarregáveis e possibilita a emissão de uma onda sonora continua, transmitindo uma voz robótica, que forma palavras através dos órgãos articuladores.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.