A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoveu na segunda-feira (26) um casamento coletivo no Complexo Penal de Barreiras, no oeste do estado. A cerimônia foi conduzida pelo corregedor-geral, desembargador José Rontondano. No total, 27 casais se uniram através do projeto “Amor, fonte transformadora do destino”.
“?? uma forma de tentarmos levar um pouco de dignidade para essa população carcerária, sobretudo fazer com que percebam que lá fora tem uma família esperando por eles e, assim, não estão sozinhos”, salientou o desembargador, acrescentando que o TJ-BA e a Secretária de Administração Penitenciária (Seap) desejam que haja a reintegração deles na sociedade.
Um dos casamentos foi o de Edilson Pereira dos Santos e Rose Maria Pereira que estavam juntos há 6 anos e nesta segunda-feira realizaram o sonho de oficializar a união. Na ocasião, um dos apenados que casou fez questão de tocar e cantar a música “Quando a chuva passar”, escrita por Ramón Cruz, e interpretada por Ivete Sangalo, emocionando os presentes.
O projeto “Amor, fonte transformadora do destino” é uma homenagem à instituição família, base da sociedade. Além disso, a iniciativa visa fomentar a garantia do direito do cidadão nos interiores do Estado, nos conjuntos penais, em especial no que diz respeito ao casamento.
“?? um projeto de caráter humanitário, que confere dignidade civil às pessoas privadas de liberdade (???). Com certeza, será uma boa prática que será replicada em diversos outros estabelecimentos prisionais”, pontuou a juíza auxiliar da CGJ Liana Dumet. Segundo o juiz Gustavo Americano Freire, da Vara de Execução Penal de Barreiras, programas sociais promovem a diminuição da tentativa de entrada de drogas no presídio e eventual conduta de falta grave, devido a aproximação que o preso sente com o Estado.
Já o secretário de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Maia, destaca que “o Estado tem a função primordial de formalizar as relações interpessoais, ainda que seja um interno”. Eduardo Fialho, sócio-diretor da empresa Socialize, patrocinadora do evento, igualmente falou da felicidade em ver as pessoas tendo a oportunidade de serem ressocializadas.
Comentários Facebook