Barreiras: MPF sede salas para instalação de núcleo de práticas de jurídicas

Publicado:

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) cedeu quatro salas da unidade de Barreiras para a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) para prestar serviço de assessoria jurídica gratuita. O serviço será prestado por estudantes de Direito, através do Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas (NAPJ) da Ufob.

As salas cedidas estão localizadas no pavimento térreo da sede do MPF ??? no endereço Avenida Ahylon Macedo, nº 3086, bairro Vila Rica, CEP 47.813-000, Barreiras-BA ???, sendo duas salas de atendimento, uma de protocolo e uma sala de depósito, com uma área total de 66,60 m². O acordo foi formalizado por um Termo de Cessão de Uso Gratuito, assinado pela procuradora-chefe do MPF-BA, Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente, e pelo reitor da Ufob, Jacques Antônio de Miranda, no último mês de março. 

As atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas tiveram início neste mês de setembro, mas em fase de testes com práticas simuladas, sem atendimento à população no momento.
Quando o núcleo passar a atender à população, os horários e formato de atendimento serão divulgados nos canais de comunicação da universidade.

Um dos objetivos da parceria é que o atendimento à população também seja desenvolvido prestando apoio em processos e investigações em âmbito federal. De acordo com o procurador Rafael Nogueira, a intenção é fomentar a assistência jurídica a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. “A assistência jurídica na esfera federal é prestada de forma insuficiente, pois ainda não existe unidade da Defensoria Pública da União (DPU) em Barreiras”, explicou o procurador.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...