Biden sobe tom contra Trump e chama extremismo republicano de ameaça aos EUA

Publicado:

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Em uma nova escalada na já tensa polarização política nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden criticou o ex-mandatário Donald Trump e seus apoiadores, que acusou de “estarem determinados a levar o país para o passado”, em duro discurso na noite desta quinta-feira (1º) na Filadélfia.

“A um passado onde não havia direito de escolha, direito à privacidade, direito à contracepção, direito de se casar com quem você ama”, disse o presidente americano.

O local do discurso, às portas do Independence Hall, foi o mais simbólico possível. A Filadélfia é considerada o berço da democracia americana, e foi nesse mesmo prédio onde foi assinada a declaração de independência, em 1776, e a Constituição do país, em 1787.

Além disso, foi a Pensilvânia, estado onde nasceu Biden, que definiu a vitória do democrata na eleição de 2020 contra Trump. Por isso, em menos de uma semana o presidente vai ao estado três vezes ???apenas 230 quilômetros separam a Filadélfia da capital, Washington.

A pouco mais de dois meses das eleições legislativas de meio de mandato, as midterms, e sob a expectativa de que os republicanos recuperem maioria pelo menos na Câmara, se não também no Senado, Biden abandona os pedidos de união e eleva o tom contra os adversários.

Retórica parecida já tinha sido usada em um evento privado de doadores de campanha na última quinta-feira (25), em Maryland. “O que estamos vendo agora é o começo ou a sentença de morte de uma filosofia extremista do MAGA [slogan de Trump que, em português, quer dizer ‘faça dos EUA um país grande novamente’]”, disse ele na ocasião. “Não é apenas Trump, é toda a filosofia que sustenta o, vou dizer uma coisa, é como o semifascismo”.

A fala provocou uma série de reações, e nesta quinta o líder da minoria da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, afirmou que “a primeira frase” que Biden deveria ter dito em seu discurso era “um pedido de desculpas por caluniar dezenas de milhões de americanos chamando-os de fascistas”, afirmou.

“Biden escolheu dividir, rebaixar e menosprezar seus compatriotas americanos. Por quê? Simplesmente porque eles discordam de suas políticas”, disse o deputado em Scranton, cidade natal do presidente.

Na terça (30), também na Pensilvânia, o presidente já havia dito que “é doentio ver novos ataques contra o FBI, ameaçando as vidas de agentes da lei e de suas famílias por simplesmente cumprirem a lei e fazerem seu trabalho”, disse, antes de emendar que “não há lugar neste país” para quem comete esse tipo de crime.

Biden fez referência às ameaças contra agentes do FBI, a polícia federal americana, após a operação de busca na casa do ex-presidente Donald Trump no começo de agosto, em busca de documentos sigilosos retidos pelo republicano, em meio a uma investigação sobre possível violação da lei de espionagem, além de obstrução de justiça.

Nesta quinta, ele retomou o tema e afirmou que “não há lugar para violência política nos EUA”

A busca na casa de Trump acirrou ainda mais o já tenso clima político e elevou os alertas contra terrorismo doméstico: um apoiador de Trump atacou, armado, um escritório do FBI em Ohio, e uma série de agentes têm recebido ameaças desde então ???um candidato republicano às primárias na Flórida foi suspenso do Twitter após escrever que sua plataforma de governo é dar “permissão para atirar em agentes do FBI, da Receita Federal, do escritório de armas e de qualquer outra força federal à vista.”

Excertos do discurso desta quinta foram divulgados pela imprensa americana ao longo do dia, o que elevou ainda mais as expectativas e antecipou críticas. “Biden colocou vizinhos uns contra os outros, chamou metade dos americanos de fascistas e estragou qualquer ideia de sua promessa de unidade”, disse, em comunicado divulgado antes da fala, o Comitê Nacional Republicano.

Para se ter uma noção da importância do discurso para a Casa Branca, o texto vinha sendo preparado pelo presidente desde o começo do verão, segundo a imprensa local.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passageiros de voo da Iberia encontram mensagem ‘Palestina Livre’ em bandejas de comida kosher

Em um voo da Iberia, passageiros judeus que haviam solicitado refeições kosher foram surpreendidos ao receber bandejas com a mensagem "Palestina Livre" escrita...

Meta fecha cerca de sete milhões de contas de WhatsApp vinculadas a golpistas

A Meta, a gigante do setor tecnológico, revelou em um comunicado recente que desativou aproximadamente sete milhões de contas do WhatsApp associadas a...

EUA isentam Brasil de caução de até US$ 15 mil para visto de turismo e negócios

Uma mudança significativa foi anunciada pelo governo dos Estados Unidos: brasileiros estarão isentos do pagamento de uma caução que poderia atingir até US$...