Uma carta de compromisso foi firmada nesta sexta-feira (23) para a implantação do Espaço Fazer em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A expectativa é que o espaço seja entregue em três meses. Com investimento de R$ 1 milhão, o ambiente, com pretensão de ser o maior Espaço Maker público do Norte/Nordeste, servirá para que criação de produtos através de ferramentas tecnológicas.
O local contará com diversos equipamentos como 30 impressoras 3D, cinco scanners 3D, 63 computadores, 85 kits de robótica, canetas 3D e XX kits arduíno, seis CNC. Além disso, o lugar será usado para capacitar cidadãos da região e irá ofertar serviços técnicos e tecnológicos às pequenas e microempresas. O acordo foi firmado no campus do Ifba e teve a presença da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), representada pelo secretário da pasta, André Joazeiro. Já o Ifba foi representado pela reitora Luiza Mota.
“Esse equipamento vai na direção ao que estamos propondo de interiorização do desenvolvimento da ciência e tecnologia. Este espaço dinamizador é uma ação do Parque Tecnológico da Bahia, um embrião de unidade avançada que conta com expressivo número de equipamentos compartilhados em Camaçari. Outro ponto importante é ter esse espaço em um lugar com pessoas capacitadas para operação. O equipamento sozinho não faz nada. ?? precisa ter pessoas por trás. O Ifba tem essa competência e, por isso, foi escolhido para operar esse parque de equipamentos”, declarou André Joazeiro.
Comentários Facebook