Eleição no Vitória: oposição sai vencedora, apesar da derrota nas urnas; entenda

Publicado:

Alguns integrantes da Frente Vitória Popular durante a eleição no clube

Nilton Almeida será o próximo presidente do Conselho Deliberativo rubro-negro. Ele encabeça a chapa Vitória Colossal, que apoia Fábio Mota, mas o resultado da eleição realizada no sábado (17) fez a oposição comemorar também.

Isso porque a formação do órgão é proporcional aos votos recebidos. Assim, a chapa vencedora terá 74 dos 150 conselheiros, ficando as duas chapas de oposição somadas com 76.

A Frente Vitória Popular vai encabeçar a oposição ao presidente Fábio Mota a partir de 2023. A chapa recebeu 433 votos dos sócios que foram ao Barradão e renovaram o mandato do atual dirigente por mais três anos, até dezembro de 2025. 

O crescimento é significativo: a Frente Popular saiu de 0 para 53 conselheiros após duas eleições. Na anterior, disputada em 2019, havia formado bancada de 28 conselheiros. O Movimento Novo Vitória, que apoiou o candidato derrotado Victor Mendes, ficará com as outras 23 vagas.

Por isso, apesar da derrota no resultado final do pleito, que manteve o grupo da situação na presidência do clube e dos dois conselhos, o candidato José Guerra saiu com sentimento de vitória.

“Nos colocamos como o grupo mais importante individualmente do Esporte Clube Vitória. Somos responsáveis por mais de um terço das cadeiras do Conselho [Deliberativo]. Fazemos parte do Conselho Fiscal e colocamos uma candidatura viável para o Conselho Diretor. A partir de hoje, ninguém mais vai poder ignorar a Frente Vitória Popular. Quem quiser fazer qualquer coisa no Esporte Clube Vitória vai ter que chamar a Frente para dialogar”, disse o emocionado José Guerra após a eleição.

Ainda de acordo com Guerra, a Frente aumentará sua influência nos próximos anos. “Essa vitória é apenas o começo. A gente veio para ficar. Não fechem os olhos, não finjam que a gente não existe. A gente veio para ficar e para mudar o Vitória”, avisou o candidato.

Membro do grupo, o jornalista Mário Pinho foi um dos 150 conselheiros eleitos e classificou o dia como histórico: “Um grupo de torcedores de arquibancada vai ocupar mais de um terço do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória. Ninguém mais poderá dizer que o Vitória é um clube elitizado. Todos devem dizer que cada dia mais o Vitória é um clube democrático e popular”, afirmou Pinho, que parabenizou a eleição de Fábio Mota. “Eu que acompanho seu histórico dentro do Vitória e sua vontade antiga de presidir o clube, torço que conduza sua gestão com transparência e responsabilidade. Conte comigo para o que for benéfico ao clube”, declarou.

A atual formação do Conselho Deliberativo do Leão tem mandato até a segunda quinzena de dezembro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegação do Santo André sofre emboscada após jogo pela Copa Paulista

A tensão tomou conta do último jogo da Copa Paulista, quando a delegação do Esporte Clube Santo André foi alvo de uma emboscada...

Homem embriagado e de chinelo completa corrida de 8 km e viraliza no Pará

Em Garrafão do Norte, no Pará, um morador chamado Isaac se tornou uma verdadeira celebridade nas redes sociais após participar de uma corrida...

Corinthians tenta blindar elenco em semana decisiva no campo e na política

O Corinthians vive momentos cruciais que determinarão seu futuro. Nesta quarta-feira (6), o Timão enfrentará o Palmeiras no Allianz...