TAGS

Estudo afirma que você pode ter pressão alta e nem saber

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que uma em cada oito pessoas com idades entre 40 e 75 anos sofre picos de pressão enquanto está dormindo. 

 

Um estudo publicado no British Journal of General Practice revela que milhões de pessoas podem ter hipertensão sem nem saber. O trabalho também alerta para a necessidade de exames mais completos para o diagnóstico da doença.

 

Para a maioria das pessoas, a pressão arterial segue um padrão ao longo de 24 horas, com diminuição à noite, enquanto dorme, e aumento durante o dia, quando se está em movimento. 

 

Ao analisar dados de aproximadamente 21 mil pacientes do sistema de saúde britânico, os pesquisadores da Nuffield Department of Primary Care Health Sciences, da Universidade de Oxford, observaram que para algumas pessoas, principalmente as com alguma doença cardiovascular e idosos com diabetes ou doença renal, esse padrão é inverso.

 

A pressão sobe à noite e diminui quando elas acordam, fenômeno chamado de “reverse dippers”. Isso dificulta o diagnóstico de hipertensão durante as consultas de rotina feitas durante o dia.

 

O fenômeno foi verificado em 49% dos pacientes internados em hospitais e em, aproximadamente, 15% da população geral. Além disso, quando os dois grupos foram colocados juntos – hospitalizados e não hospitalizados – uma em cada três pessoas com “reverse dippers” tinha ao menos uma doença cardiovascular.

 

Com base nos novos dados, os cientistas sugerem que os médicos solicitem exames de monitoramento da pressão por 24 horas com maior frequência, para aferir a pressão também durante o sono. “As medições diurnas da pressão arterial não são suficientes”, escreveram os autores do artigo. As informações são do Metrópoles. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...