Estudo analisa pele de idosa que usou filtro solar apenas no rosto por 40 anos

Publicado:

Um estudo publicado no Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology, de Christian Posch, evidencia a importância de usar filtro solar para proteger o corpo. 

Na publicação, o especialista avaliou a pele de uma senhora que usou protetor solar ao longo de quatro décadas apenas na região do rosto. Hoje, com 92 anos de idade, é perceptível a diferença dos danos dos raios UV entre as áreas do rosto e pescoço, por exemplo.
 

“Estudos epidemiológicos e dados de registros nacionais apontam que a idade avançada é o maior fator de risco para câncer de pele”, escreveu o autor, que atua no Departamento de Dermatologia e Alergia da Escola de Medicina da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. “Há evidências crescentes de que os processos biológicos do envelhecimento da pele, que são independentes de fatores externos, também desempenham um papel substancial na carcinogênese [formação do câncer] da pele”.

Conforme publicação da Revista Galileu, segundo o pesquisador, uma célula envelhecida é uma célula senescente, ou seja, que segue permanece no ciclo celular, mas que ainda está metabolicamente ativa aumentando o risco de mutações genéticas que podem dar origem ao câncer. 

Christian Posch argumenta ainda que os paralelos entre envelhecimento e risco de câncer demonstram que, se tratarmos os sinais de envelhecimento, podemos, sem dúvida, também reduzir o risco de doenças relacionadas à idade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença