IPEC: Lula oscila positivamente e aumenta distância para Bolsonaro no 1º turno

Publicado:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou 2% positivamente na nova pesquisa do Ipec e aumentou a distância para o segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, publicado pelo instituto na noite desta segunda-feira (12), o petista pode vencer as eleições no primeiro turno.

 

Lula, que aparecia com 44% das intenções de voto na última pesquisa, chegou a 46% no levantamento desta semana. Bolsonaro manteve a mesma pontuação, com 31% da preferência.

 

Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que oscilou negativamente de 8% para 7%. A senadora Simone Tebet (MDB), em quarto, manteve os 4% apresentados na pesquisa anterior.

 

Com 1%, aparecem a senadora Soraya Thronicke (União) e o empresário Felipe D’Ávila (Novo), ambos mantendo as pontuações do levantamento da semana anterior. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

 

A pesquisa aponta que Lula poderia vencer no primeiro turno caso as eleições fossem hoje, pois a pontuação do petista (46%) supera a soma de seus adversários (44%). Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

 

O Ipec entrevistou 2.512 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro, em 158 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Michelle chama Lula de “cachaceiro” e defende Bolsonaro na Presidência

Em um evento recente do Partido Liberal em Natal, Michelle Bolsonaro não hesitou em disparar críticas afiadas ao presidente Luiz Inácio Lula da...

Com olhos marejados, Bolsonaro escuta louvor ao deixar hospital. Vídeo

Após uma manhã complicada, marcada por exames médicos, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o Hospital DF Star. Em meio ao alívio, ele foi...

Bolívia em transe 

Neste domingo (17), a Bolívia se prepara para um momento decisivo em suas eleições gerais, em meio a uma crise econômica acentuada e...