Leque, riso, “Romeu da Zema”: Lorene se destaca em debate em Minas

Publicado:

Historiadora e Doutora em Política Pública, Lorene Figueiredo (PSOL) chamou atenção do público durante o debate dessa terça-feira (27/9) com os candidatos ao governo de Minas Gerais, realizado pela TV Globo.

Assim como no debate realizado pela TV Alterosa/SBT, a candidata levou um leque que ocasionalmente ela abria para se abanar. Além do som alto que a abertura do objeto fazia, as fortes cores do arco-íris do objeto também chamavam atenção dos espectadores.

A candidata criticou a exploração da Serra do Curral, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e defendeu “Minas Gerais para os mineiros. Não para as mineradoras”.

Além disso, criticou a forma como o governo Romeu Zema (Novo) conduz o tema, pedindo para que ele “tire o pé da serra”.

Em outro momento, Zema tentou atrelar o governo “PT-Pimentel, que o candidato aqui Kalil e Edilene…é… apoiam”, errando o nome da candidata. Situação que causou uma escandalosa gargalhada da pesolista, deixando o governador irritado. “Não é motivo de risada, de forma alguma”, disse Zema.

Em contrapartida, Lorene, ao direcionar uma questão sobre “saneamento básico” ao governador, o chamou de “Romeu da Zema”, fazendo deboche com o erro cometido pelo candidato do Novo.

Zema pediu desculpas pelo equívoco e disse que o erro foi decorrente do cansaço.

“Não dá para considerar que vivemos em tempos normais. Nós temos atravessado quatro anos de política de ódio”, disse a pesolista que relembrou a tortura e as prisões realizadas durante a ditadura cívico-militar, uma fala do senador Carlos Viana (PL) no debate realizado pela Alterosa no qual ele defendeu o fechamento de alguns partidos, entre eles o PSOL, e o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). 

Debate

 

Foi primeiro debate que reuniu os candidatos ao governo de Minas com maiores índices de intenção de voto. Zema faltou aos debates na Band, em 7 de agosto, e na TV Alterosa, em 17 de setembro. Na primeira ocasião, o governador alegou indisposição e foi ausência mesmo tendo confirmado participação. Na segunda, ele disse que tinha eventos de campanha agendados e manifestou discordância em relação às regras do programa.

Candidato à reeleição, Zema lidera as pesquisas de intenção de voto. Nesta terça, no entanto, o Ipec divulgou resultados que mostram uma redução na distância para Alexandre Kalil. O ex-prefeito de Belo Horizonte cresceu cinco pontos e chegou a  34% das intenções de voto, contra 45% do governador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugal decreta alerta de incêndios em meio à onda de calor extremo

Neste sábado (2/8), o governo de Portugal emitiu um alerta preventivo devido ao risco elevado de incêndios florestais, resultado da onda de calor...

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...