Manifestações de professores por pagamento de precatórios devem seguir até segunda

Publicado:

67618c91 f85d 4f91 9580 e9ef1b9f82e0 1

Em quarto dia de atos pelo pagamento dos precatórios do Fundef – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, os professores da rede estadual realizaram uma nova manifestação, nesta quinta-feira (15) na região do Iguatemi. Os manifestantes seguravam cartazes com frases como ???Governador, pague o meu precatório já??? e ???Sim a valorização do magistério???.

Há nove dias, o Projeto de Lei que regulamenta o pagamento do dinheiro destinado aos profissionais da educação básica foi enviado para a Assembleia Legislativa, pelo Governo do Estado – condição exigida em lei para o início do repasse -, mas até agora o pedido não foi aprovado pela entidade. Os professores, por sua vez, pedem urgência na votação que prevê a decisão sobre a ação.

???Não há nenhum impedimento legal para isso. Esperamos que o governo do estado possa se sensibilizar e realizar as devidas alterações no PL que regulamenta o pagamento. Estamos ao lado da categoria e não vamos admitir nenhuma perda de direitos,??? afirmou a coordenadora do Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB-Sindicato), sobre as manifestações realizadas até o momento. 

O documento chegou a ser analisado pela Casa Legislativa, entretanto, o Diário Oficial publicado no domingo (11), informava a inclusão de sugestões de emendas do deputado Hilton Coelho (Psol). Por causa da presença de um adendo no Projeto de Lei, que possibilita a redução do valor a ser pago aos profissionais em 26,5%, segundo a APLB, os professores paralisaram as atividades em protesto à possível decisão, na última segunda. 

Com a demora na decisão, a categoria também pede que o pagamento dos precatórios seja realizado com o acréscimo de juros. Sem data prevista para a retomada do trâmite, o presidente da Alba e deputado Adolfo Menezes (PRP) afirmou que não haverá votação enquanto os líderes do governo e da oposição na Assembleia não chegarem a um acordo. Para ele, o único impasse são os juros que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) declara não ter condições de pagar. ???Quando houver acordo, em no máximo 48h terá votação???, garantiu o presidente da Alba.

De acordo com a APLB, novos atos estão previstos amanhã e no início da próxima semana. Nesta sexta-feira (15), às 9 horas, será realizada uma carreata do Campo Grande até Bonfim. Na segunda-feira (19/09) ocorrerá uma assembleia da categoria, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Cab, às 14h. 

Entenda
O precatório do antigo Fundef, hoje Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) é composto por diferenças não transferidas para a Educação do Estado nos anos de 1997 a 2006. O Fundeb é mais amplo pois compreende educação infantil e ensino médio.

Pela Lei nº 9.424/1996, vigente à época, 60% dos valores do Fundef deveriam ser aplicados obrigatoriamente na remuneração dos profissionais do magistério em exercício, o que não aconteceu.

O pagamento do precatório será iniciado até dezembro deste ano e deverá ser integralmente efetuado até 2024.

No Senado, a tramitação do projeto ainda fez parte do acordo que assegurou, em dezembro passado, a aprovação da chamada PEC dos Precatórios, transformada na Emenda Constitucional 113. A emenda permitiu ao governo parcelar uma parte do pagamento de seus precatórios, para liberar “espaço fiscal” para o Auxílio Brasil, programa social sucessor do Bolsa Família.

O magistério tem direito a 60% do total obtido pelo Estado da Bahia em ação judicial, que solicitou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ressarcimento de aportes feitos pelo Estado ao Fundef, mas que eram de responsabilidade da União. O dinheiro dos precatórios do Fundef foi disponibilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para transferência ao estado da Bahia no último dia 18.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camboja e Tailândia selam “imediato” cessar-fogo mediado pela Malásia

Na última segunda-feira, Tailândia e Camboja deram um passo importante rumo à paz, ao concordar com um cessar-fogo “imediato e incondicional”, mediado pelo...

Após interceptação, barco de ativistas pró-palestinos chega a Israel

No último domingo, o barco Handala, fretado pelo movimento “Flotilha da Liberdade”, desembarcou no porto de Ashdod, Israel, após ser interceptado na noite...

Técnica viral usa spray de glitter para dedurar homens casados infiéis

Em 2025, encontrar um amor pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para mulheres que temem se envolver com homens casados disfarçados de solteiros....