Pesquisa relaciona poluição ao aumento de risco de casos de câncer

Publicado:

A poluição pode estar relacionada a alguns tipos de câncer, segundo um estudo apresentado no Congresso Europeu de Oncologia, realizado no início de setembro.

 

De acordo com o Viva Bem do Uol, os pesquisadores analisaram dados de mais de 460 mil indivíduos não fumantes e tentaram desvendar os mecanismos pelos quais os poluentes podem gerar os tumores no organismo. 

 

A pesquisa indicou que existe uma associação entre aumentar a concentração da partícula poluente no ar (material particulado 2,5, conhecido como PM2,5) com o risco da doença. Esse dado vale tanto para os tumores de mesotelioma (tipo de câncer que se origina no mesotélio, um tecido fino que reveste alguns órgãos, entre eles o pulmão), em que este risco subiu 19%, quanto para os tumores de pulmão, com alta de 16%.

 

Os estudiosos destacaram ainda que quanto maior a concentração do poluente, maior o risco. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking do Saneamento 2025: veja os 20 melhores municípios em tratamento de água e esgoto

Campinas (SP) lidera entre os 100 municípios mais populosos do país, seguida por Limeira (SP) e Niterói (RJ)

Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

Proposta em discussão no Senado obriga fabricantes a incluírem nas embalagens advertência visível sobre o potencial cancerígeno desses alimentos. Consumo cresce e preocupa especialistas em saúde pública

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo