Prefeitura anuncia novas ações que beneficiam estabelecimentos comerciais

Publicado:

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou na noite de quinta-feira (15), durante a comemoração dos 50 anos da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia, a dispensa de licenciamento dos anúncios em vitrines, mostruários e meios de publicidades de estabelecimentos internos de shopping, centros comerciais e grupos de lojas. A ação impacta na retirada da Taxa de Licença para Exploração de Atividade em Logradouros Públicos (TLP), demanda antiga do segmento.

 

Além dessa medida, o prefeito de Salvador também anunciou o envio de um novo projeto de lei que retira das áreas construídas dos imóveis comerciais os espaços voltados para estoque de mercadorias em mezaninos e sobrelojas. A medida reduzirá o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de estabelecimentos comerciais varejistas.

 

“Essas medidas vão permitir que os comerciantes possam ter mais recursos para fazer investimentos e, assim, ampliar ainda mais o próprio negócio, gerar mais empregos e ajudar a diminuir a desigualdade social na cidade”, declarou Bruno Reis.

 

FOMENTO ?? ECONOMIA 

A administração municipal busca fomentar a economia, a geração de emprego, o ambiente de negócios e competividade na cidade, além de proporcionar um cenário positivo para os empresários impactados negativamente pela crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus.

 

A regulamentação com a dispensa de licenciamento será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), alterando o decreto nº 30.095 de 23 de agosto de 2018 e repercutindo na retirada da incidência da Taxa de Licença para Exploração de Atividade em Logradouros Públicos (TLP) desses estabelecimentos. ?? importante ressaltar que a dispensa de licenciamento só será concedida para aqueles estabelecimentos com anúncios dentro dos locais internos e sem fachada externa para logradouro público.

 

Já o projeto de lei que irá alterar a área construída dos imóveis que possuem mezanino contemplará estabelecimentos que utilizam esses espaços apenas para guardar estoque de mercadorias e possuam pé direito inferior a 2,30 m. A redução da área construída reduzirá o IPTU devido por esses imóveis. A Prefeitura de Salvador estima que em torno de 3 mil lojistas serão beneficiados.

 

O projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores ainda em 2022. Após aprovação da lei, os lojistas devem procurar a Sefaz para apresentar o projeto do imóvel com a informação de utilização, registrar o mezanino no cadastro imobiliário e estar regular com suas obrigações fiscais e cadastrais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Núcleo de Bolsonaro tem até esta 4ª para entregar alegações finais

O prazo para as defesas dos réus do núcleo central da trama golpista, incluindo Jair Bolsonaro, se extingue nesta quarta-feira (13 de agosto)....

Músico come sanduíche de linguiça e brócolis, e morre ajoelhado na rua

Na cidade de Diamante, na Calábria, a vida do músico Luigi Di Sarno foi interrompida de maneira trágica após consumir um sanduíche de...

PRF apreende carga de 84 iPhones avaliada em meio milhão de reais

Em uma operação surpreendente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga impressionante de 84 iPhones, cujo valor ultrapassa meio milhão de reais,...