Para alguma coisa serviram as cinco eleições presidenciais disputadas por Lula desde 1989. Ao faltar ao debate no SBT que reuniu seis candidatos a presidente, ele mais ganhou do que perdeu. E talvez não tenha perdido nada. A audiência foi baixa.
?? um mantra que analistas de pesquisas gostam de recitar em ocasiões como essa: há tão poucos dias das eleições, debate não acrescenta nem tira votos dos candidatos. Tanto mais quando 80% dos eleitores dizem já ter decidido em quem votar.
A sabedoria de Lula, porém, não esteve apenas em ter preferido protagonizar dois comícios na hora marcada para o debate, mas em farejar que uma arapuca fora armada para causar-lhe danos, e que ele não precisava necessariamente cair nela.
Sem ter comparecido, ele apanhou mesmo assim. Se tivesse comparecido, apanharia muito mais. E não só. Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Felipe Dávila (NOVO) e o falso padre Kelmon (PTB) estavam prontos para tentar abatê-lo.
Ciro ainda bateu em Bolsonaro, quando nada para salvar as aparências, mas Dávila e a Fake News de batina só bateram em Lula, levando a bola para que Bolsonaro cortasse. Ciro e Bolsonaro trocaram confidências e combinaram parte das jogadas.
Somente Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UNI??O) jogaram o próprio jogo, batendo em Lula e em Bolsonaro. Tebet foi quem se saiu melhor: não ganhou votos, mas respeito. Throniche foi a autora da frase que ficará na memória desta eleição.
Assessores de Bolsonaro avaliam que o debate não foi suficiente para provocar estragos na imagem de Lula. De resto, mal o debate havia terminado, entrou no ar o programa de propaganda eleitoral de Lula com pesadas acusações contra Bolsonaro.
O último encontro entre os candidatos está marcado para a próxima quinta-feira na TV Globo. Lula reservou dois dias na sua agenda para preparar-se para ele. Bolsonaro não poderá se dar a esse luxo: carente de votos, corre o país atrás do prejuízo.
O post Vence quem faltou ao debate entre os candidatos a presidente no SBT apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook