A deputada federal e candidata à reeleição Carla Zambelli (PL-SP) é alvo de ação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por suposta prática de propaganda eleitoral irregular. A denúncia partiu do candidato a deputado federal Cristiano Beraldo (União Brasil-SP) e envolve um ônibus personalizado utilizado pela liberal em sua campanha.
O irmão da deputada, Bruno Zambelli, também é citado na representação apresentada ao TRE-SP. Ele tenta eleger-se deputado estadual pelo PL nestas eleições e também tem feito uso do veículo que, segundo o autor da ação, não está em conformidade com a legislação eleitoral.
Beraldo argumenta que o ônibus utilizado pela dupla para divulgação da candidatura está ??todo envelopado com propaganda dos representados, causando um efeito visual único?. O autor da ação acredita que a prática viola resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta o uso de adesivos de cunho político em veículos durante as campanhas.
Segundo a Corte Eleitoral, não é permitida a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, exceto da adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda meio metro quadrado.
Ainda de acordo com o TSE, a justaposição de propaganda cuja dimensão exceda limite caracteriza publicidade irregular. Além disso, é proibido colar publicidade eleitoral em veículos, exceto adesivos microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro.
Para Beraldo, a forma como o ônibus da campanha de Zambelli foi customizado configura propaganda irregular. Diante disso, ele pede que os irmãos ??restaurem o ônibus utilizado ou o adequem aos termos permitidos pela resolução?. Ele também defende que os dois sejam ??impedidos de utilizá-lo em quaisquer atos de campanha eleitoral?.
O Metrópoles procurou a assessoria de imprensa da deputada para comentar a representação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O post Zambelli e irmão são acusados de propaganda eleitoral irregular em SP apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook