TCU começou a planejar plano de auditoria das urnas em 2020

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Contas da União começou a planejar sua participação nas eleições, até então inédita na história do Brasil, no final de 2020. Na época, os ministros chegaram à conclusão que os ataques às urnas eletrônicas poderiam chegar a patamares antidemocráticos.

O presidente do TCU, Bruno Dantas, disse à coluna que a decisão foi tomada após auditores do tribunal perceberem políticos questionando a lisura das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

O plano de auditoria começou a ser elaborado já naquele ano e a etapa de prevenção ficou pronta no segundo semestre de 2021. Segundo Dantas, todos os possíveis problemas levantados pelo Tribunal foram mitigados, conjuntamente, com o Tribunal Superior Eleitoral.

A partir de domingo (02/10), começa o plano de ação da auditoria, que não ocorrerá de forma paralela. Os auditores irão acompanhar todos os processos de fiscalização da Justiça Eleitoral e, após as eleições, irão recolher os dados de 4.161 para fins de comparação e checagem.

De acordo com o Tribunal, o número de boletins checados ??? 4.161 ??? garante um grau estatístico de 99% de confiabilidade.

O post TCU começou a planejar plano de auditoria das urnas em 2020 apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fachin prega independência do Judiciário em mensagem de fim de ano

Em mensagem de fim de ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, reforçou a autonomia e a independência do Judiciário....

Maçonaria questiona na Justiça regra que obriga policiais de Londres a declarar filiação

A Maçonaria no Reino Unido ingressou com uma liminar no Tribunal Superior Britânico para suspender uma nova diretriz da Polícia Metropolitana de Londres...

A pergunta certa é: por que Toffoli parece querer ajudar o Master?

Meta descrição: análise sobre as ações de Dias Toffoli no caso Banco Master, incluindo a tentativa de influenciar investigações, a reação do Ministério...