Jerônimo teve mais de 80% em 4 municípios e piores votações em territórios bolsonaristas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT), que terminou o primeiro turno liderando a preferência dos baianos, venceu em 351 dos 417 municípios baianos neste domingo (2). Mas em quatro desses locais, a votação foi especialmente alta: Iuiu, Jacaraci, Presidente Dutra e Caetanos.

 

Foi em Iuiu, município localizado no território de identidade do Sertão Produtivo, que Jerônimo teve sua melhor votação. O petista obteve 5.378 votos no colégio eleitoral, o equivalente a 85,18% dos votos válidos.

 

Pertinho de Iuiu, o município de Jacaraci, no Sudoeste Baiano, também garantiu uma alta votação para Jerônimo. Foram 6.773 sufrágios para o petista no local, garantindo 82,72% dos votos válidos para a eleição da chapa governista.

 

Outro município baiano com votação acima de 80% para Jerônimo foi Presidente Dutra, no território de identidade de Irecê. Lá, o petista chegou a 7.571 votos válidos, o equivalente a 82,26 pontos percentuais.

 

Por fim, há ainda o município de Caetanos, no Sudoeste Baiano, que deu 5.952 sufrágios a Jerônimo Rodrigues, o que representa 82,2% dos votos válidos da cidade.

 

MENORES VOTA????ES

Os piores desempenhos de Jerônimo, por outro lado, vieram em territórios bolsonaristas. Os dois únicos municípios baianos em que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu no primeiro turno – Luís Eduardo Magalhães e Buerarema – foram aqueles que garantiram as menores votações para o petista.

 

Foi no município de Buerarema que Jerônimo amargou a sua pior votação. Lá, apenas 1.996 eleitores deram seu voto ao petista, o equivalente a 22,42% dos votos válidos locais. Nesta mesma cidade, Bolsonaro teve 53,37% na votação presidencial.

 

Em Luís Eduardo Magalhães, município localizado na Bacia do Rio Grande, oeste da Bahia, o desempenho de Jerônimo também foi ruim. Foram 24,89% dos votos válidos, representando 12.717 eleitores. Na disputa presidencial, Bolsonaro obteve 54,02% na cidade.

 

Tanto em Buerarema quanto em Luís Eduardo, Jerônimo foi apenas o terceiro mais votado, perdendo para ACM Neto (União) e João Roma (PL) – nesta ordem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de São Bernardo do Campo vira réu por corrupção

Justiça de São Paulo tornou réu Marcelo de Lima Fernandes, prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por suspeita de corrupção....

Deputados indicam Luciano Araújo para vaga de conselheiro do TCE-BA e podem abrir disputa com Josias

Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento para indicar Luciano Araújo, do Solidariedade,...

Preso por estimular automutilação no Discord revela idade de vítima

Jovem de 18 anos é preso suspeito de incentivar automutilação entre meninas. Luiz Fernando Souza foi preso em Agrolândia, no interior de Santa...