Venezuela perde assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Publicado:

A Venezuela perdeu o assento no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (11/10). O país liderado por Nicolás Maduro perdeu a reeleição para o Chile e Costa Rica, que ganharam assentos.

Dos 47 assentos do Conselho, apenas 14 estavam em disputa na ONU, na qual os países se candidataram com base nas regiões do globo.

No caso da América Latina, a região tinha dois assentos livres e, em geral, cada grupo pré-seleciona os seus candidatos, eleitos pela maioria da Assembleia Geral da ONU.

Nesta eleição, a Venezuela que possuía um assento no Conselho de Direitos Humanos desde 2019, obteve 88 votos, contra 144 do Chile e 134 da Costa Rica.

Organizações não-governamentais espalhadas pelo mundo pediram para que os países membros não votassem na Venezuela. Em um tuíte, o diretor da ONG Human Rights Watch, Louis Charbonneau, comemorou a rejeição do país presidido por Maduro.

?????timas notícias de que a Assembleia Geral da ONU rejeitou a candidatura da Venezuela à reeleição para o Conselho de Direitos Humanos???, publicou.

Great news that UN General Assembly rejected #Venezuela???s re-election bid for Human Rights Council! UN investigators have found evidence Maduro & others in his govt are responsible for crimes against humanity.

BUT ??? not good news about #Vietnam???s election victory. pic.twitter.com/DjgEaxOk3o

??? louis charbonneau (@loucharbon) October 11, 2022

Os países eleitos nesta terça tomam posse em 1º de janeiro de 2023 e sua ocupação tem duração de três anos.

Com a saída da Venezuela, China e Rússia perdem um grande aliado no Conselho de Direitos Humanos da ONU, criado em 2006.

O post Venezuela perde assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Netanyahu diz que espera notícias em algumas horas sobre reféns mortos que permanecem em Gaza

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira que espera notícias sobre os reféns mortos que ainda estão em Gaza “dentro de algumas...

Candeias abre licitação para concluir atracadouro marítimo

A prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, deu início a um processo de licitação para contratar a empresa que finalizará as...

Suspeitos de tráfico são presos pela PM no bairro do Uruguai, em Salvador

Uma ação do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) culminou na prisão de dois suspeitos de tráfico no bairro do Uruguai, em Salvador. A operação...