Policiais acusados de tortura em Itapebi têm prisão restabelecida a pedido do MP-BA

Publicado:

Os policiais militares Ricardo Soares de Oliveira Schaun e Raphael Santos de Oliveira tiveram suas prisões preventivas restabelecidas pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta quinta-feira (20), a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os dois agentes são acusados de torturar e matar Epaminondas Batista Mota em 16 de janeiro deste ano.

 

Com a decisão, o TJ-BA revogou a liminar e negou o habeas corpus que havia soltado os policiais em junho deste ano. Eles já haviam sido presos em março por decisão da Justiça Militar (relembre aqui). Na decisão de hoje, o tribunal considerou a necessidade da prisão preventiva para resguardar a ordem pública. 

 

Na sessão de julgamento, o MP-BA teve sua tese sustentada pela procuradora Marilene Pereira Mota e pelo promotor Thomás Brito, representante do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp).

 

Na sustentação oral, os representantes do MP-BA enfatizaram a necessidade de “preservar a ordem pública, considerando-se a gravidade concreta do fato criminoso”. A procuradora Márcia Guedes já havia apresentado parecer contrário ao habeas corpus.

 

Conforme consta na denúncia, no dia 16 de janeiro deste ano, por volta das 17h, na cidade de Itapebi, os denunciados teriam provocado “intenso sofrimento físico e mental” em Epaminondas Batista Mota, com o objetivo de obter a confissão sobre o furto de um aparelho celular. A denúncia destaca que “os atos de tortura praticados pelos dois policiais causaram a morte da vítima”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa de Nossa Srª Aparecida reúne multidão na Esplanada, em Brasília

Neste sábado (11/10), a Esplanada dos Ministérios em Brasília foi o palco de uma grandiosa celebração. A 27ª edição da Festa de Nossa...

Maduro ordena mais exercícios militares após Nobel da Paz de opositora

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou no último sábado o início de novos exercícios militares, chamados de “Independência 200”. A medida é...

“Cheirei cocaína na minha medalha de ouro”, revela campeão olímpico

Em uma revelação impactante, Bradley Wiggins, conhecido por suas conquistas olímpicas, compartilhou episódios chocantes em sua autobiografia, *The Chain*. O livro será lançado...