Moraes nega pedido de Bolsonaro para investigar inserções em rádios

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta quarta-feira (26/10) o pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar irregularidades em inserções eleitorais em rádios.

Para Moraes, os dados apresentados pela campanha são inconsistentes. Ele acionou o Procurador-Geral Eleitoral, Augusto Aras, para apurar “possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito” por parte da campanha de Bolsonaro.

A Corregedoria-Geral Eleitoral também deverá apurar eventual desvio de finalidade no uso do Fundo Partidário para a contratação de auditoria pela campanha do presidente.

O caso foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma “mílicia digital” que atenta contra a democracia.

Entenda o caso

A campanha de Bolsonaro entregou ao TSE um relatório acompanhado de um link público do Google Drive com acesso a uma planilha de horários que comprovaria que oito emissoras de rádios teriam reproduzido mais inserções a favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que do presidente.

Entre as citadas estão as rádios Bispa FM e Hits FM, de Recife (PE); Clube FM, de Santo Antônio de Jesus (BA); Povo FM, de Feira de Santana (BA); Viva Voz, de Várzea da Roça (BA); Povo FM, de Poções (BA); Integração FM, de Surubim (PE); e Extremo Sul FM, de Itamaraju (BA).

Na segunda-feira (24/10), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o presidente teve 154 mil inserções de rádio a menos que Lula nas últimas duas semanas.

LEIA MAIS – Relatório sobre rádios usado por Bolsonaro contra TSE tem fragilidade

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é o homem que agrediu e limpou sangue de namorada em elevador

Vinicius Ghiraldelli Camargo, de 43 anos, foi identificado como o homem que agrediu uma jornalista e limpou seu sangue em um elevador. Ele...

PM de folga mata adolescente que cercou carro de influenciadora em SP

Um policial militar de folga matou um adolescente de 16 anos na noite de sexta-feira, 3 de outubro, em Canindé, São Paulo. O...

PL da Dosimetria: Alcolumbre diz a relator que não há clima no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se encontrou com o deputado Paulinho da Força, relator do projeto que busca reduzir as penas dos...