Projeto leva wi-fi público para praças, escolas e pontos turísticos de Salvador

Publicado:

A prefeitura de Salvador iniciou a instalação de pontos de internet sem fio (wi-fi) públicos em praças, pontos turísticos e nas áreas externas das escolas municipais de toda a cidade. A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes (PDTCI), lançado em 31 de maio deste ano, pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).

 

O projeto é executado através de um contrato assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Infovia Salvador. Neste primeiro momento, a ação contempla a instalação de mil pontos de wi-fi com cobertura banda larga de até 100GB de velocidade, além de cerca de 800 km de fibra em toda a capital baiana. Recentemente, ganharam pontos de internet as praças Lucas dos Santos Lima, em Mussurunga; José Augusto Saraiva, em Stella Maris; e Belo Horizonte, na Pituba.

 

Para Daniel Lopes, de 24 anos, que trabalha como motoboy e estava conectado à rede na Praça Belo Horizonte, essa é uma iniciativa que facilita a vida da população. “Eu acho uma iniciativa fantástica, pois em uma urgência a gente pode se conectar gratuitamente e resolver questões utilizando o próprio aparelho celular na praça. Pra mim que trabalho com entregas por aplicativo mesmo é ótimo, pois consigo trabalhar utilizando a rede da prefeitura”, contou.

 

De acordo com o titular da Semit, Samuel Araújo, o Plano Diretor de Tecnologia traz outros diversos benefícios para a cidade. “Esse é um grande desafio. O Plano Diretor vem mais completo e robusto para fortalecer o Conecta Salvador, que já funcionava na cidade anteriormente. Agora ele passa a ser um projeto de multisserviços da prefeitura, onde será colocada, além dos pontos de wi-fi e toda a conectividade da administração municipal, a exemplo das câmeras de monitoramento da cidade, também a parte de comunicação e telefonia, sensores de semáforos e outros itens. Tudo isso será gerido através da rede Infovia Salvador”, contou o gestor.

 

O PDTCI é um plano pensado para ser executado nos próximos 30 anos, com ciclos de renovação a cada quatro anos, visando transformar Salvador na primeira capital do país que leva conectividade de internet sem fio para todos os seus espaços públicos. A estratégia possui três eixos de ação: infovia, nuvem e observatório.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procuradoria do STJD acata tese do Grêmio e pede suspensão de cartões

O Grêmio anunciou que a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou a tese apresentada pelo clube e solicitou a suspensão...

Tarcísio corre o risco de virar um Bolsonaro com diploma de engenharia

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, tem enfrentado sérios problemas em sua comunicação. Embora evitar jornalistas possa ser uma característica positiva, a...

Praia do Guarujá ganha selo e é a mais certificada da América do Sul

A Praia do Tombo, localizada em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi premiada pela 16ª vez consecutiva com o selo Bandeira Azul....