Contra o Guarani, Bahia tenta repetir histórico de acessos em casa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O jogo mais importante para o Bahia no ano está cada vez mais próximo. Nesta sexta-feira (28), o Esquadrão encara o Guarani, às 19h, na Fonte Nova, com chance de confirmar o retorno à primeira divisão. Se conseguir, reforçará o histórico de acessos em casa. 

Nas três vezes que o tricolor foi promovido de divisão, duas aconteceram em jogos como mandante. A primeira delas aconteceu em 2007. O empate por 0x0 com o Vila Nova, na antiga Fonte Nova, foi suficiente para que baianos e goianos conquistassem o retorno à Série B do Brasileirão numa noite marcada pela tragédia que matou sete torcedores quando um lance de arquibancada despencou.

Naquele ano, o Bahia jogava a Série C pelo segundo ano consecutivo, e o acesso foi conquistado com uma rodada de antecedência no octogonal final. Com 24 pontos, a equipe terminou em segundo lugar no grupo, que teve o Bragantino como líder. Vila Nova e ABC completaram o G4 e também subiram.

Três anos depois, foi também como mandante que os tricolores soltaram o grito do retorno. Dessa vez, a casa foi o estádio de Pituaçu. Liderado por Adriano Michael Jackson, o time venceu a Portuguesa por 3×0 no duelo que consolidou a volta à primeira divisão, com duas rodadas de antecedência, depois de sete anos vagando por divisões inferiores. 

Apenas em 2016 o acesso veio fora de casa. Derrota por por 2×1 para o Atlético-GO, em Goiânia, mas como o Náutico perdeu do Oeste em Pernambuco, isso manteve o clube baiano dentro do G4 na última rodada da Série B. 

Subir contra o Guarani amanhã seria representativo, pois foi na Fonte Nova que o Bahia mostrou a sua força na campanha. Dos 58 pontos conquistados até o momento, 40 foram somados em casa, onde a equipe venceu 12 dos 18 jogos que fez.

Além disso, a partida contra o Bugre será a despedida como mandante na temporada e a expectativa é por quebra de recorde na Fonte Nova, já que todos os ingressos foram vendidos. O maior público pagante entre clubes no estádio é de 48.183, no 2×1 contra o Vasco, em agosto.

A capacidade de público liberada pelos órgãos de segurança na Arena é de 48.902. Mas o recorde não é certo porque os sócios com acesso garantido não necessariamente vão ao jogo.

A conta para o Bahia enfim festejar o acesso é simples: precisa vencer o Guarani. Com 61 pontos, não seria alcançado por nenhum dos concorrentes fora do G4. 

Para subir com um empate, tem que torcer para o Sport não vencer o rebaixado Operário, na Ilha do Retiro, e por empate entre Londrina e Ituano. E em caso de derrota do Bahia, além dessas duas combinações é necessário que o Sampaio Corrêa não vença o Vasco no Rio.

???Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, sabemos da dificuldade que tem sido essa reta final, mas estamos muito focados. Estamos preparados, e acredito que tem tudo para ser uma grande festa na sexta, e, se Deus quiser, coroar com esse acesso???, disse o goleiro Mateus Claus.

Claus aponta que será importante controlar a ansiedade. ???A gente tem que ser equilibrado psicologicamente, então está trabalhando isso até mesmo fora de campo, com a Michele, nossa psicóloga do clube. Acho que está sendo muito bom para nós???.

Caso não suba amanhã, o Bahia terá a última chance contra o CRB, em Maceió, no dia 6 de novembro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bobsled, Luge e Skeleton: Guia técnico sobre as diferenças, velocidades e riscos

Meta descrição: Guia rápido sobre bobsled, luge e skeleton, explorando origens, técnicas, velocidades e riscos das modalidades de gelo, com destaques históricos e...

Vitória encaminha acerto pelo retorno do atacante David

Vitória avança nas negociações pela contratação do atacante David, revelado pelo clube em 2015, com o tema ganhando força nesta sexta-feira (16). A...

Regras e funcionamento do curling: guia completo da modalidade

Curling: guia completo da modalidade — origem, regras, técnica e principais competições Meta descrição: entenda a origem escocesa do curling, como funciona a varrição,...