Paraná Pesquisas: Lula tem 50,4% dos votos válidos; Bolsonaro, 49,6%

Publicado:

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sábado (29/10) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa pela Presidência da República, com 50,4% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, pontuou 49,6%.

Na consulta anterior, de 25 de outubro, o petista tinha 50,2% contra 49,8% de Bolsonaro.

Para contabilização dos votos válidos, não são considerados os eleitores que declaram voto em branco ou nulo ou os que ainda estão indecisos. A soma dos votos válidos recebidos é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o presidente eleito.

A margem de erro para o levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa entrevistou 2.400 pessoas entre 26 e 28 de outubro de 2022, em 166 municípios brasileiros. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09573/2022.

Quando considerados os votos totais ??? com brancos, nulos e indecisos ???, Lula tem 47,1% no cenário estimulado (quando são apresentados os nomes dos postulantes), e Bolsonaro, 46,3%. Outros 3,4% afirmam votar em branco ou nulo, e 3,2% não sabem quem escolher.

Pesquisa espontânea entre Bolsonaro e Lula No cenário espontâneo, o petista tem 44,9%,enquanto Bolsonaro 43,3%. Nessa modalidade de pesquisa, os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistados.

Cerca de 7,7% dos eleitores disseram que não sabem ou nõ quiseram responder e, 4,1% disseram que votarão branco, nulo ou em nenhum dos nomes.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mancha alvi Verde assume que planejou emboscada que matou cruzeirense

A Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, reconheceu sua responsabilidade pela emboscada que provocou a morte de um torcedor do...

Rubio receberá Vieira em Washington para discutir tarifas nesta quinta

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, vai se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do...

Epstein escreveu que Trump sabia de abusos sexuais, mas não participava

Novos documentos divulgados pelo Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos revelam que Donald Trump tinha conhecimento sobre os abusos sexuais de...