Bahia elege 9 parlamentares que ‘mudaram de cor’ entre 2018 e 2022

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Elegendo, ao todo, 102 deputados entre estaduais e federais, a Bahia escolheu nove parlamentares os quais modificaram suas declarações raciais nas eleições deste ano, em relação ao pleito de 2018. A maior mudança entre as autoafirmações foram as de brancos para pardos, que são considerados negros de acordo com a lei de cotas, 12.990.

 

Na Câmara, os parlamentares Elmar Nascimento (União), José Rocha (União), Claudio Cajado (PP) e Félix Mendonça (PDT) foram eleitos e modificaram suas declarações raciais de brancos, nas eleições de 2018, para pardos no pleito deste ano. Afonso Florense (PT) e Jorge Solla (PT) também alteraram sua autodeclaração, porém, fizeram caminho inverso, indo de pardos para branco. 

 

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual, Alex da Piatã (PSD), foi o único eleito que mudou sua declaração racial de branco para pardo. Rosemberg (PT) se elegeu e “modificou sua cor” de branco para preto, sendo o único candidato entre todos que tiveram alterações a fazer este tipo de migração.

 

Paulo Rangel (PT), que também se elegeu na AL-BA, optou por alterar sua autodeclaração de pardo para branco nas eleições de 2022.

 

Ao todo, 47 candidatos que disputaram o pleito em 2018 alteraram sua autoafirmação racial na disputa deste ano.  A maior mudança foi de candidatos que se autodeclararam brancos e passaram a se considerar negros em 2022, chegando a 55,3% (26) das alterações raciais dos últimos quatro anos (veja mais aqui).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dino deve assumir no STF caso que atinge ministro de Lula

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O inquérito sobre as suspeitas de desvios de recursos de emendas parlamentares no Maranhão, que atinge o alto escalão do governo Lula (PT) e parlamentares, deverá ficar nas mãos de Flávio Dino no STF (Supremo Tribunal Federal). Ex-governador do estado, Dino foi indicado por Lula para uma vaga na corte, aberta

PGR espera prova da Meta para denunciar Bolsonaro por incitação no 8/1

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A PGR (Procuradoria-Geral da República) avalia faltar apenas a disponibilização formal de um conteúdo publicado em rede social para poder denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por incitação ao crime em decorrência dos ataques golpistas às sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro. O órgão considera que já haveria

Técnicos do TCU propõem que Bolsonaro devolva presentes oficiais em 15 dias

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou que Jair Bolsonaro (PL) devolva todos os presentes que recebeu como presidente. No parecer, os auditores recomendam que o TCU determine que Bolsonaro devolva em 15 dias todo o acervo de itens que recebeu durante o mandato e que