Prevista inicialmente para durar de 40 a 45 dias, a obra para construção do novo estádio do Ypiranga, realizada pelo governo do estado, só deve ficar pronta a partir de dezembro. Ela foi iniciada no final de junho (veja aqui).
De acordo com o presidente do clube, Valdemar Santos Filho, o gramado deve começar a ser instalado na semana que vem, mas uma intervenção na encosta que fica atrás de um gols deve prorrogar o fim do processo.
Em contato com o Bahia Notícias, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) informou que todo o entorno já está pronto.
“Com instalação de gramado sintético, iluminação em led, reforma da arquibancada, construção de vestiário, área administrativa, bilheteria e área de dispersão. ?? exceção do gramado sintético, todas as demais ações já foram executadas”, pontuou, em nota.
No entanto, uma ordem do governador Rui Costa, dada à Companha de Desonvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) no dia 30 de junho, para a contenção da encosta, fez com que o serviço fosse prolongado.
“Como a área do campo vem sendo usada para movimentação de maquinário da obra da encosta, a Sudesb aguarda finalização deste serviço para instalar o gramado e concluir toda a intervenção programada”, complementou.
Dono de 10 títulos baianos, sendo o último conquistado em 1951, o Aurinegro disputou, em 2022, competições de base, como o Baianão Sub-15 e o Sub-17: caiu na primeira fase e nas quartas de final, respectivamente.
A ideia inicial do dirigente era recolocar o clube no cenário profissional em 2023. Contudo, agora, ele admite que isso pode não acontecer, e vem pedindo inclusive apoio da iniciativa privada.
“Vamos nos sentar na próxima semana para discutir o planejamento do próximo ano. Ainda não está definido se vamos participar no profissional, porque é muito caro. Só nas competições de base que participamos em 2022 já gastamos muito dinheiro. Peço até para empresas que quiserem investir no Ypiranga venham falar com a gente”, pontuou, em entrevista ao Bahia Notícias.
O novo estádio do Mais Querido é uma contrapartida do governo da Bahia por ter desapropriado uma área que era do clube para a construção do Colégio Estadual Vila Canária, inaugurado em 30 de junho (confira aqui). O investimento, liberado após a desapropriação, é de R$ 3,2 milhões.
“O governo do estado desapropriou aproximadamente 10.700 metros da área do Ypiranga, e o governador fez uma proposta: me perguntou se queríamos que o valor fosse depositado na conta do Ypiranga, ou se queríamos uma contrapartida do estado para não deixar o Ypiranga morrer: ele fazer, com o valor, a reforma do estádio”, destacou Valdemar, à época.
A última atualização publicada pelo clube sobre o estádio no Instagram foi há oito semanas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Esporte Clube Ypiranga (@ecypiranga)
O Aurinegro baiano não disputa uma competição profissional desde 2016, quando participou justamente da Série B do Baiano. Em 2022, com o aumento do número de vagas de acesso para a Série A (lembre aqui), havia a expectativa de que a equipe anunciasse um retorno, mas isso não aconteceu.
Comentários Facebook