Dezesseis tartarugas-marinhas são encontradas mortas e mutiladas em praia da Bahia

Publicado:

Dezesseis tartarugas-marinhas foram encontradas mortas na Praia de Saquaíra, na Penísula de Maraú, no baixo sul da Bahia última quarta-feira (19). A Organização Não Governamental (ONG) Coração de Tartaruga encontrou os animais na quarta-feira (21). As tartarugas estavam bastante mutiladas e provavelmente foram vítimas das redes de pescadores de camarões ancorados nas redondezas.

Segundo a ONG, o ocorrido foi comunicado imediatamente ao o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que recolheu os animais mortos e os encaminhou para necropsia. A coordenadora da ONG, Mônica Panachão, informou que as tartarugas eram 14 da espécie verde e duas da espécie oliva. Segundo ela, uma das hipóteses das mortes é a pesca feita com redes de espera colocadas muito próximo da bancada de corais, onde os animais se alimentam e a pesca de arrasto de camarão também.

“A pesca incidental, quando se pega animais que não são alvo da pesca, é a maior ameaça a sobrevivência das tartarugas-marinhas. Lembrando que todas as espécies de tartaruga-marinha do Brasil se encontram em algum grau de ameaça de extinção acordo com a lista vermelha da IUCN [União Internacional para a Conservação da Natureza]”, destacou a coordenadora. 

As tartarugas foram encaminhadas para o Instituto Mamíferos Aquáticos, em Ilhéus, no sul do estado, para a realização da necrópsia. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maraú informou que o ocorrido será investigado e informou a necessidade de apoio do IBAMA e da Capitania dos Portos para intensificar a fiscalização, orientação e punição com o dolo dos barcos pesqueiros e pescadores que atuam na região oceânica da Península de Maraú.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que acontece com o Corinthians após impeachment de Augusto Melo

Neste sábado, 9 de agosto, o Corinthians viveu um momento decisivo: Augusto Melo foi afastado de forma definitiva da presidência, resultado da forte...

Flora Cruz reconhece força de Arlindo Cruz para viver após sofrer AVC

Neste último sábado, Flora Cruz se despediu do pai, o icônico Arlindo Cruz, em um velório repleto de emoções no Rio de Janeiro....