Hospital Municipal reforça oferta de ultrassonografia mamária para mulheres

Publicado:

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) ampliou a oferta dos serviços e exames para mulheres neste Outubro Rosa. Na unidade, localizada em Cajazeiras, estão sendo realizados, desde o início do mês, exames de ultrassonografia da mama e transvaginal. São 50 vagas a mais para cada especialidade. O resultado do exame sai no mesmo dia, sob acompanhamento e orientação dos médicos.

 

Os atendimentos acontecem todas as quintas-feiras deste mês, às pacientes encaminhadas pelos postos da Atenção Primária à Saúde (APS). “Estamos ampliando a oferta desses procedimentos voltados para o público feminino, no Hospital Municipal de Salvador, para facilitar o acesso das mulheres soteropolitanas às intervenções especializadas. Essa é mais uma das várias iniciativas da Prefeitura, para garantir a promoção à saúde da nossa população”, explicou Decio Martins, titular da Saúde de Salvador.

 

De acordo com o diretor-geral do HMS, Gustavo Mettig, a iniciativa permite um incremento significativo de atendimentos, voltados para a mulher, na unidade hospitalar. “Há um número expressivo de atendimentos durante todo o ano aqui no hospital. Nesse período, que marca o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o número de vagas aumenta, com o intuito de incentivar, chamar a atenção e promover o autocuidado”, disse.

 

Diagnosticada com um nódulo no ano passado, a atendente Priscila de Almeida, de 33 anos, realizou o exame de ultrassonografia na unidade. “Foi bastante tranquilo. Quanto mais rápido for diagnosticada alguma anormalidade, mais rápido será o tratamento e maior a chance de ser curada”.

 

A dona de casa Ozana de Jesus, de 42 anos, buscou o serviço para acompanhamento de rotina. Moradora de Cajazeiras, ela incentiva outras mulheres a realizarem os exames da mama. “?? preciso se cuidar. Muitas vezes nos tornamos donas de casa, conseguimos tempo para tudo, menos para cuidar de nós mesmas. Precisamos passar a nos olhar com mais carinho e amor”, relembrou.

 

A médica ginecologista e especialista em ultrassonografia do HSM, Paula Figueiredo, orienta e reforça a população para realizar os exames periodicamente. “Qualquer mulher pode realizar o autoexame de toque, pelo menos uma vez ao mês a cada mês”.

 

A especialista sugere que o autoexame, preferencialmente, seja realizado no banho. “Nesse momento, a mulher, enquanto estiver passando o sabonete, pode verificar alguma alteração. ?? importante que a mulher conheça a sua mama, para percepção de algo incomum nela”.

 

Além do HSM, nos multicentros de Salvador estão sendo realizadas consultas com especialistas em ginecologia, cardiologia, endocrinologia, mastologista, USG Transvaginal, mamária e pélvica, além de diversos exames e consultas. Os atendimentos começaram na segunda quinzena de outubro e se estenderão até o final da primeira quinzena de novembro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.