Hospitalização de crianças com desnutrição é a maior em 14 anos

Publicado:

 

Estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que, em 2021, oito crianças por dia foram levadas a hospitais por desnutrição no Brasil. O número é o maior dos últimos 14 anos. Em um ano, 2.939 crianças passaram pela situação. 

 

  • Leia mais:  Um a cada 3 lares com crianças de até 10 anos sofre com a fome no país

 

Em 100 mil nascimentos, pelo menos 113 bebês foram internados; número 11% maior que em 2008, primeiro ano da pesquisa. O levantamento, publicado pelo Estadão, é do Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da  Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase), de Petrópolis, a partir de dados do Ministério da Saúde. 

 

 

 

Neste ano, de janeiro a agosto, o número de internações subiu 7%, ou seja, nove crianças por dia são internadas por falta de comida.  A situação mais crítica é no Nordeste, onde o número de hospitalizações é 51% (171,5 a cada cem mil nascimentos) maior do que a média nacional.

 

Depois do Nordeste, as maiores médias são Centro-Oeste (122,8), Sul (107), Norte (101,9) e Sudeste (72). No Sudeste, mesmo que abaixo da média nacional, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte compõem o ranking com maior taxa de hospitalização. 

 

  • Leia mais:  Fome e insegurança alimentar atingem metade dos lares com crianças no Norte e Nordeste

 

Em entrevista à imprensa, o coordenador da pesquisa, Cristiano Boccolini, ressalta que, embora sejam mais graves no Nordeste, os dados são alarmantes em todo o Brasil. ????? preciso que sejamos mais eficientes em identificar e alcançar famílias com vulnerabilidade social???, afirma.

 

A pesquisa revelou ainda que, por maior que o número de desnutrição seja, a mortalidade infantil não aumentou no mesmo ritmo. Isso se deve ao fato de que o Sistema ??nico de Sáude (SUS) “segurou as pontas” com os tratamentos, segundo Boccolini.

 

O Ministério da Saúde declarou que, no ano passado (2021) destinou R$ 345 milhões aos estadoss para incentivar ações e fortalecer a atenção a crianças com menos de sete anos e gestantes com má nutrição. Além disso, informa que acompanha os dados sobre alimentação infantil e que implantou programas de suplementação nutricional para famílias de baixa renda.

 

*Estagiária sob supervisão   

 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre mãe de Ratinho e Celso Portiolli lamenta: ‘Momento de dor’

O Brasil se despediu neste sábado (26) de Maria Talarico Massa, mãe do aclamado apresentador Ratinho. Com 88 anos, Dona Maria foi um...

Ataque ‘terrorista’ no Irã deixa pelo menos seis mortos

No coração do sudeste do Irã, um ataque devastador abalou a cidade de Zahedan nesta manhã. Um grupo de homens armados, utilizando coletes...

Mano Brown confirma separação de Eliane Dias após rumores com outra mulher

Na noite de sexta-feira, 25 de julho, o rapper Mano Brown utilizou suas redes sociais para desmentir rumores que circulavam sobre sua relação...