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Por Bruno Luis Barros
Cerca de 300 voos das empresas GOL Linhas Aéreas e LATAM Brasil foram impactados pelo incidente com um avião na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da tarde do último domingo (9/10), informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em comunicado nesta segunda-feira (10/10).
Na ocasião, os pneus da aeronave em questão estouraram por volta das 13h30. Por pouco, o avião não saiu da pista de pouso do terminal, localizada em área populosa na capital paulista. O veículo parou próximo ao barranco no fim da pista. O episódio provocou atrasos de mais de 7h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
Na nota divulgada, a Abear �??destacou a importância de se restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal de Congonhas, a fim de agilizar a recomposição da malha nacional e atender os milhares de passageiros que precisam ser transportados ainda hoje e nos próximos dias�?�.
Conforme a associação, um ofício foi enviado à Infraero em 29 de setembro recomendando a medida, principalmente em horários de pico.
- Avião que interditou Aeroporto de Congonhas pertence a empresa de BH
�??Os impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de passageiros em todo o Brasil. A estimativa da Abear considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais�?�, explica a entidade, recomendando que os passageiros consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas.
Abear informou ainda que está disponibilizando a remarcação dos voos que foram impactados, assim como suas associadas.
Flexibilidade total
A Gol adotou postura semelhante. Nesta segunda-feira, a companhia aérea divulgou também uma nota na qual se propõe a flexibilizar para os clientes medidas como postergação ou cancelamento das viagens, sem custo adicional, até 23 de outubro.
�??Para remarcação ou pedido de reembolso, os clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante)�?�, orienta a empresa.
Já a Latam pontua que mais de 180 voos da companhia foram cancelados, o que trouxe �??prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os clientes�?�.
A empresa recomenda que o status do voo seja checado no site da companhia.
�??Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária�?�, explica a Latam.
A flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia, na aba �??Minhas Viagens�?� até esta terça-feira (11/10).
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