Laudo apontou que alimentação servida em RU da UFBA pode ter causado mal estar em alunos

Publicado:

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmou que a refeição servida no restaurante universitário (RU) de Ondina, no último dia 30 de setembro, pode ter sido a causa do desconforto intestinal, das crises de vômito, tontura e náuseas em estudantes e funcionários. 

 

Segundo a instituição, um laudo da Vigilância Sanitária (VISA), entregue na última quinta-feira (20) à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), constatou a presença de microrganismos patogênicos nas amostras coletadas, que podem ter sido a causa dos sintomas relatados.

 

Conforme apontou a universidade, “até o momento 18 estudantes buscaram acolhimento e foram atendidos pelo Núcleo de Saúde da PROAE”. A refeição servida no dia foi “roupa velha”, um prato de carne desfiada feito comumente com sobras de comida. 

 

Um dia após a situação se tornar pública, a administração central da UFBA determinou o fechamento do RU de Ondina. Com a decisão, membros da comunidade estudantil que dependiam da oferta de refeições no local passaram a se alimentar nós dois outros pontos de distribuição de alimentos da instituição, na Vitória e em São Lázaro. 

 

Os usuários em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica passaram a receber um auxílio financeiro para que possam continuar se alimentando. 

 

Na última quarta-feira (19) um grupo ligado ao Diretório Central Estudantil (DCE) resolveu ocupar o prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). De acordo com os manifestantes, o protesto tem como objetivo pressionar a gestão universitária para que o problema em torno da qualidade e da continuidade dos serviços de alimentação possam ser garantidas.

 

No comunicado desta segunda-feira (24), a reitoria da UFBA afirmou que, uma vez constatada a irregularidade por parte da empresa, ela agora está empenhada em selecionar uma nova empresa para assumir os três equipamentos em funcionamento nos campi localizados em Salvador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR