MPE pede abertura de inquérito sobre ‘picanha mito’ em Goiânia

Publicado:

csm Collage Maker 02 Oct 2022 01.55 PM 08ec25847a

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) requisitou à Polícia Federal, nesta segunda-feira (3), a instauração de inquérito policial para apuração de eventual crime eleitoral praticado pelo cantor Gusttavo Lima e pelos gestores da empresa Frigorífico Goiás, que realizou uma promoção de ‘picanha mito’ a R$ 22 o quilo.

Uma loja da empresa em Goiânia atraiu centenas de pessoas com a ação promocional destinada ao consumidor que estivesse trajando a camisa da seleção brasileira. A promoção da ???picanha mito???, que usava o número e a imagem do candidato à reeleição Jair Bolsonaro, gerou tumulto pela grande quantidade de pessoas que tentavam entrar no local ao mesmo tempo.

“Os fatos levaram a crer, em tese, tratar-se de propaganda eleitoral análoga à de boca de urna com arregimentação de eleitores; divulgação de propaganda de partido político ou de seu candidato; e a publicação de conteúdos nas aplicações de internet no dia das eleições”, informou o MPE em nota.

De acordo com o procurador regional eleitoral auxiliar José Ricardo Teixeira Alves, autor da requisição, ???o Frigorífico Goiás e Gusttavo Lima são responsáveis pelo ilícito eleitoral. O primeiro como proprietário do helicóptero e o segundo como cantor de fama nacional e internacional que cedeu sua imagem à empresa e dela fez uso extensivo nas circunstâncias do caso???, argumentou o procurador regional eleitoral José Ricardo Teixeira Alves.

Representação

Destaca-se que no mesmo dia (2/10), o Tribunal Regional Eleitoral, acolhendo Representação por Propaganda Eleitoral Irregular (autos nº 0603477-55.2022.6.09.0000) proposta pela Coligação Juntos por Goiás e pelo Brasil, deferiu medida liminar determinando ao frigorífico a imediata suspensão da prática comercial e a remoção da sua divulgação das redes sociais, sob pena de multa no montante de R$ 10 mil por hora de descumprimento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parceria entre OAB-BA e Prefeitura oferece consultoria jurídica a mulheres negras

Neste mês de Julho, em homenagem às Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) realiza um...

Justiça do RS garante liberdade de expressão artística ao humorista Léo Lins

Recentemente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul garantiu uma vitória significativa para a liberdade de expressão artística ao humorista Léo...

Pai de universitária de GO que fingiu ser pobre trabalhou com prefeito

Em Anápolis, um caso intrigante está em destaque. Gabriella Andrade Viegas de Arruda, estudante de Medicina, é acusada de tentar enganar o sistema...