No primeiro turno das eleições de 2022 no Distrito Federal, mais de 218,7 mil pessoas invalidaram o voto para o cargo de senador. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o somatório dos votos nulos e brancos foi o maior registrado nas urnas do DF neste ano.
Por definição, o voto em branco é aquele que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos e aperta a tecla ???branco??? da urna eletrônica. Já o voto nulo aquele registrado quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato. Os dois tipos são ferramentas para o eleitor invalidar o voto.
O cargo que teve o menor número de votos anulados foi o de presidente. Nesse caso, 57.325 brasilienses optaram por não votar em nenhum dos candidatos disponíveis.
Veja a relação completa:
Análise Na visão do cientista político Nauê Bernardo, a grande quantidade de votos inválidos para o Senado pode ser explicada pela polarização que houve em torno de duas candidatas: Damares Alves (Republicanos), que acabou sendo eleita com mais de 45% dos votos, e Flávia Arruda (PL), que ficou em segundo lugar no pleito.
Eleições 2022: número de votos brancos e nulos cai 45% no DF
Segundo o especialista, o movimento do ???voto útil??? em Arruda para ???evitar??? a eleição de Damares, que teve início poucos dias antes do primeiro turno, desanimou quem não queria votar em nenhuma das duas. Assim, esses eleitores, preferiram anular o voto já que os outros candidatos ???não teriam chance???. ???Foi isso misturado com um efeito das pesquisas, que basicamente tiravam chances das demais candidaturas???, disse.
???A disputa para o Senado este ano, desde sempre, deu opções muito específicas e que contrapunham opiniões. Mas, para adicionar um critério extra de complexidade, ainda houve o fato de que ambas as favoritas saíram do seio do governo federal. Ou seja, eram candidatas que estavam mais próximas ao presidente da República e cujas diferenças se davam mais no campo dos costumes do que em outros pontos mais nevrálgicos???, completou Nauê.
Segundo turno Os eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro para votar apenas para presidente da República. Os brasileiros decidirão entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), para presidir o Brasil pelos próximos quatros anos. Esta é a sexta vez seguida que uma eleição presidencial não é definida no primeiro turno.
No primeiro turno, os brasilienses votaram mais em Bolsonaro, que recebeu 51,65% dos votos válidos. No DF, Lula alcançou 36,85% do eleitorado. No total, 1.819.900 dos mais de 2,2 milhões de eleitores da capital federal tiveram votos válidos, ou seja, escolheram algum dos candidatos à Presidência da República no primeiro turno.
O post No DF, 218 mil votaram branco ou nulo para senador. Veja outros cargos apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook