Onyx para Leite: ‘Tu é um sujeito arrogante e eu sou um cara humilde’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) trocaram farpas no debate da Band RS na noite desta segunda-feira (10/10). Foi o primeiro evento com os dois juntos desde o primeiro turno, quando oito candidatos estiveram no debate na emissora. Onyx fechou a disputa na frente de Leite, com 37,5% dos votos válidos contra 26,81%.

Logo na primeira pergunta, sobre o modelo de gestão do Banrisul, o tucano chamou o adversário de “ministro pipoqueiro”, já que Onyx ocupou cinco cargos diferentes em um intervalo de pouco mais de três anos dentro do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi ministro-chefe da Casa Civil, ministro da Cidadania, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e ministro do Trabalho e Previdência.

“Ficou pipocando em ministérios porque não deu certo em nenhum. Ministro pipoqueiro”, disse Leite. Onyx rebateu: “Vemos conjunto de mentiras, é uma pena que minta tanto e se enrole nas mentiras”.

Leite contra-atacou e salientou que o oponente ficou “passando de ministério em ministério” para não assumir como deputado federal. “Se alguém busca emprego e em três anos passou em cinco empregos, desconfie”, complementou.

Ao questionar sobre o plano de governo do adversário, o ex-governador criticou ainda as várias referências de Onyx ao governo federal e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Aqui não é quintal de Brasília”, criticou Leite.

O ex-ministro disse que o ex-governador “se elegeu nas costas de Bolsonaro” e, depois do pleito, “começou a fazer ataques” ao presidente.

“Candidato, nós somos muito diferentes. Ao concorrer à Prefeitura de Porto Alegre, não conseguiu chegar nem a 10%. Agora se apresenta pendurado em Bolsonaro. O senhor não consegue se relacionar politicamente. O senhor não consegue fazer gestão, governar. Eu não me elegi nas costas de Bolsonaro e trabalhei muito bem com a equipe dele”, rebateu Leite.

Na sequência, Onyx levantou o tom. “Você é um sujeito arrogante, prepotente, eu sou uma pessoa humilde. O presidente Bolsonaro sabia que qualquer camisa que me entregasse, eu vestiria. Os gaúchos já sabem que o senhor é mentiroso.”

Onyx disse que vai renegociar dívida com o governo federal “em termos justos”. Já Leite afirmou que a renegociação das dívidas saneou as contas do estado para pagar os salários de servidores e professores.

O jornalista Oziris Marins mediou o encontro entre os candidatos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula retorna de giro internacional com previsão de viagens só em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Brasil nesta terça-feira (5) após participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, e visitar mais três países - Arábia Saudita, Catar e Alemanha – onde assinou acordos bilaterais e se reuniu com empresários, na busca de

PGR vê impedimento de Kassio em ação sobre terra indígena Apyterewa, no Pará

A Procuradoria-Geral da República requereu que o ministro Kassio Nunes Marques seja declarado impedido para julgar um processo no qual ele havia determinado - quando ainda era desembargador federal - a suspensão de ações ligadas à reintegração da posse das terras dos índios Parakanã, da aldeia Apyterew, no Pará. De acordo com a subprocuradora Maria

Fux autoriza inquérito para investigar se Janones operou esquema de rachadinha

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 4, a abertura de um inquérito para investigar se o deputado André Janones (Avante-MG) operou um esquema de rachadinha. "As medidas de investigação têm o condão de trazer paulatinamente, ao processo investigativo, evidências tais que, uma vez justapostas e analisadas criticamente, possam aclarar