Polônia derruba 4 monumentos soviéticos em reação à Guerra da Ucrânia

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polônia derrubou, nesta quinta-feira (27), quatro monumentos que celebravam a vitória de soldados soviéticos contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. O movimento segue uma onda de episódios semelhantes em ex-repúblicas da URSS, principalmente nos países bálticos, após a invasão da Rússia na Ucrânia.

“Este é um monumento de mentiras”, disse Karol Nawrocki, chefe do Instituto de Memória Nacional, apontando para um estátua na cidade de Glubczyce, no sul da Polônia. “Os soviéticos não trouxeram a liberdade em 1945, eles trouxeram uma nova escravização”, acrescentou.

As outras demolições aconteceram nos municípios de Byczyna, Staszow e Bobolic; este último no norte do país.

A Polônia é um dos países com o maior sentimento anti-Rússia da Europa. As razões passam, principalmente, pelo período da Cortina de Ferro, quando Varsóvia ficou sob a influência de Moscou -à época, milhares de pessoas foram presas ou mortas por discordarem do regime socialista do país.

Antes disso, porém, a Polônia estava sob o domínio das forças nazistas e foi um dos piores cenários da perseguições contra judeus e dissidentes -o campo de concentração Auschwitz fica no país. Daí a discussão sobre o legado dos soldados soviéticos.

Nesta quinta, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, condenou a demolição dos monumentos e chamou as críticas à herança soviética no país de “mentira monstruosa”. “Trata-se de mais uma tentativa de enganar a geração mais jovem de poloneses, alimentando-os com mentiras e provocando ódio aos russos”, disse.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que ‘nunca’ foi informado de que seu nome estava nos arquivos de Epstein, condenado por tráfico sexual

Em um desdobramento intrigante, Donald Trump negou veementemente ter sido informado sobre a presença de seu nome nos arquivos relacionados a Jeffrey Epstein,...

Venezuela passa a taxar produtos brasileiros que antes eram isentos

Recentemente, a Venezuela surpreendeu o Brasil ao começar a taxar produtos importados que antes eram isentos. Essa nova medida contraria o Acordo de...

Tarifa de 50% dos EUA ao Brasil é ‘agressão chocante’, diz The Economist

Recentemente, a revista The Economist classificou a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as exportações do Brasil como uma “chocante...