Pescadores de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, denunciam uma construção irregular no Rio Trancoso. A obra – em uma Área de Proteção Permanente (APP) – fica em um manguezal situado na cabeceira do rio, um dos cartões postais de Trancoso.
Até esta quinta-feira (20), a cerca ainda estava no local, informou o presidente da Associação de Pescadores de Trancoso, Robson Alves, ao Radar 64, parceiro do Bahia Notícias. Segundo ele, a comunidade foi surpreendida há quase 20 dias pelo fechamento de parte do rio, feito por um grupo de empresários. O cercamento, segundo Alves, causa transtorno não só para os pescadores como também para quem usa parte do rio para lazer.
A pesca de guaiamum e outros moluscos é uma das fontes de renda dos moradores do local. Ainda segundo o site, o presidente da associação informou que, na última segunda-feira (17), a irregularidade foi denunciada a órgãos ambientais e à secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro.
A pasta, por sua vez, informou que, após fiscalização, foi emitido um auto de notificação determinando a imediata remoção da cerca. Em caso de desobediência, a multa será de R$ 30 mil e o caso pode acarretar em cancelamento de licença ambiental.
Comentários Facebook