Prefeitura de Barreiras intensifica proteção e rondas escolares após ameaças de ataque

Publicado:

Diante do surgimento de novas ameaças às escolas de Barreiras, no Oeste da Bahia, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, tem intensificado as ações de proteção, integrando as rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal ao trabalho de apoio das polícias Civil e Militar do município.

Na manhã desta quarta-feira (26), uma operação contra suspeitos de planejarem ataques às escolas foi deflagrada pela Delegacia da Polícia Federal no município. Intitulada de Apokrypha, a Operação se destinou a cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, resultando na apreensão de aparelhos celulares e encaminhamento dos responsáveis para responderem perante a Polícia Civil, por se tratar de menores de idade.

A rede de segurança montada pela prefeitura prevê investigações aprofundadas para identificar a origem de mensagens falsas sobre ataques terroristas em escolas municipais, que estariam circulando em grupos de alunos e nas redes sociais.

“Desde os primeiros relatos foram iniciados intensos trabalhos de checagem destas informações, com o apoio dos setores de inteligência das Polícias Civil, Militar e agora Federal, e também intensificadas as rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal, como forma de garantir a segurança nas escolas e nos entornos, o que permite a Secretaria de Educação assegurar a todos que fiquem tranquilos e evitem disseminar boatos, que só contribuem para dar visibilidade a condutas nocivas à educação”, informou a gestão municipal, em nota.

Diante deste cenário, a Secretaria de Educação esclarece a sociedade, aos pais, estudantes, professores e colaboradores das escolas municipais de Barreiras, que o ambiente é de segurança e tranquilidade, e que mantém constante vigilância com o apoio das forças de segurança pública sobre qualquer situação que possa colocar em risco a integridade das escolas municipais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como o Brasil consegue trazer fósseis no exterior de volta para o país

A jornada de repatriação de fósseis brasileiros ganhou destaque com a paleontóloga Taissa Rodrigues, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante...

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...