PT tenta evitar voto ‘LulaNeto’ e permite que aliados deem apoio a Bolsonaro

Publicado:

O PT da Bahia tem dado sinais de que a eleição do ex-presidente Lula ficou em segundo plano neste segundo turno. Enquanto tenta evitar o voto ‘LulaNeto’, como tem sido chamado no estado o movimento daqueles que pretendem votar em Lula (PT) para presidente e em ACM Neto (União Brasil) para governador, o partido permite que seus aliados deem apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O PT baiano foi à Justiça Eleitoral na tentativa de barrar o ‘LulaNeto’. Na ação, a legenda pede a apreensão de material de campanha em que apoiadores pedem voto para Lula e Neto por considerar a prática como ???nítido caso de fake News???. Além disso, a cúpula do PT no estado tem recorrido também à Justiça para tentar barrar que políticos locais disseminem imagens de apoio a Lula e ACM Neto. 

?? o caso, por exemplo, do vereador de Salvador Marcelo Maia (PMN), que fez uma publicação em suas redes sociais pedindo voto para o ex-presidente e o ex-prefeito da capital baiana. O PT, então, foi à Justiça para pedir a remoção do material, o que foi classificado por ele como tentativa de censura. O mesmo aconteceu com a primeira-dama de Candeias, Soraia Cabral (PP), que foi candidata a deputada estadual. ???A coligação do PT entrou com uma ação contra mim tentando me tirar o direito de expor o meu apoio político e o meu o voto???, protestou ela.

Ao mesmo tempo, o partido deu aval para que seus aliados pedissem voto para o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. ?? o caso do PSC no estado, cujo presidente, Heber Santana, decidiu deixar a base de ACM Neto e migrar para o grupo governista na Bahia e apoiar o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues. Partido ligado a igrejas evangélicas, a ala do PSC que seguiu para a aliança com o PT tem feito abertamente campanha para Jerônimo e Bolsonaro, inclusive com imagens disseminadas nas redes sociais dos candidatos a governador e presidente. 

A situação contrasta com a postura do próprio ex-presidente, que, em seus discursos, tem evitado tensionamentos e ataques a ACM Neto justamente por temer a perda de votos de eleitores do ex-prefeito de Salvador. Mas, pelo menos aparentemente, o PT baiano está mais preocupado em se manter no poder do que com a eleição do principal líder do partido.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como o Brasil consegue trazer fósseis no exterior de volta para o país

A jornada de repatriação de fósseis brasileiros ganhou destaque com a paleontóloga Taissa Rodrigues, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante...

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...