Portal Gerais*
Ao rebater as críticas feitas a ele pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o PT é ???muito sortudo???. Durante encontro com prefeitos e lideranças do Centro-Oeste, em Divinópolis, nesta segunda-feira (24/10), Zema comparou o primeiro mandato do ex-presidente a um ???bilhete premiado???.
Na última sexta-feira (21/10), durante entrevista exclusiva à TV Alterosa, ao Portal Uai e ao jornal Estado de Minas, Lula afirmou que Zema ???não lidera nada. ?? um empresário que teve sorte???.
Zema, que tem engajado uma base de prefeitos com promessa de dar vitória ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno no estado, usou a mesma palavra para rebater a crítica feita pelo petista.
“Eles são muito sortudos. Quando o Lula assumiu em 2003, assumiu com o bilhete da loteria na mão. ?? como se alguém que casasse ganhasse junto um bilhete premiado de R$ 30 milhões. Dá para comprar casa, dá para comprar uma fazenda, carro novo, viajar etc. O Lula pegou a maré boa???, retrucou.
Citando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ??? que declarou apoio à Lula ???, disse que o PT pegou a ???casa arrumada???.
???O Fernando Henrique tinha arrumado a casa de certa maneira, os preços das commodities bombando, o Brasil descobriu o pré-sal, ia ser o país que ia sediar a Copa do Mundo, que ia sediar as Olimpíadas. Tudo aconteceu naquele momento ali. E, o que ele fez para poder continuar essa prosperidade? Nada???, afirmou.
Em seguida, atacou: ???Pelo contrário, arrumou uma gangue para poder assaltar o estado e as empresas do estado. O resultado veio em 2015, 2016. O governador citou demissões e acusou o PT de fabricar a ???maior recessão da história do Brasil??? quando o restante do mundo estava crescendo.
Zema ainda classificou o PT de ???Partido da Tragédia??? e convocou as quase 50 lideranças presentes a mostrarem que o que deixou Lula ???bem visto??? no passado é ???coincidência???. Ele voltou a comparar a gestão do partido do ex-presidente a um anabolizante.
???Comparo o que aconteceu lá trás com o cara que quer ficar fortão, ganhar competição, toma bomba, anabolizante. Vai ganhar musculatura, vai ganhar competição, ficar famoso, daí 5 e 10 anos, descobrem que ele estava fazendo doping, aí vem problema cardíaco, hepático, renal, de toda natureza. O que o PT fez foi isso. O Brasil tinha tudo para dar certo, não fizeram uma reforma, nem a da previdência, nem administrativa, nem tributária, nem política, nada. Ficaram só distribuindo entre a companheirada o dinheiro da Petrobras???, comparou.
Citando as referências de Lula à ???picanha???, ironizou, dizendo que em países onde há ???trabalho como o do PT??? estão assegurando ???picanha felina e canina???.
???Quem tem feito um trabalho como o PT nos países vizinhos, ao invés de assegurar picanha bovina, suína, está assegurando picanha felina e canina. Não tem nada de bom nesta picanha. Estão acabando com os gatos e cães nestes países como Venezuela e Argentina e temos que evitar isso aí???.
Encontro de Zema com prefeitos
O governador participou, na manhã de hoje, do encontro com prefeitos, vices, vereadores, além de empresários. Escalado para coordenar a campanha de Bolsonaro no estado, ele tem buscado ampliar a margem de votos onde o presidente saiu vitorioso e reverter o resultado em Minas.
Zema contou com reforço do senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC) e do deputado federal Domingos Sávio (PL). Também dividiram palanque o deputado estadual reeleito Fábio Avelar (Avante) e o eleito Eduardo Azevedo (PSC). O prefeito da cidade também fez coro a Zema, assim como presidente da câmara, o vereador Eduardo Print Jr. (PSDB).
Divinópolis recebeu visita de Bolsonaro no primeiro turno e deu a ele 49,12% dos votos válidos contra 42,31% de Lula. Em Minas, o atual mandatário saiu com 43,20% dos votos e o ex-presidente com 48,43%.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
Comentários Facebook