Republicanos pode retornar à base de apoio do PT na Bahia; ajuste deve ser nacional

Publicado:

O PT pode ter o retorno de um antigo aliado ao arco de apoio na futura gestão de Jerônimo Rodrigues (PT): o Republicanos. Informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças do primeiro escalão do PT na Bahia, a migração deve fazer parte de um ajuste nacional, que culminaria na Bahia. 

 

A expectativa petista é que, por conta do comando do partido ser feito de forma nacional, uma possível articulação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possa facilitar o ajuste na Bahia. A sigla é comandada pelo deputado federal por São Paulo, Marcos Pereira, que tem o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, como padrinho político. 

 

Apoiador da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Edir publicou um vídeo de 10 minutos nesta segunda-feira (31) e comentou que o resultado não foi “o que a gente esperava”. Porém, Macedo sinalizou que a população não deve ficar “chorando o leite derramado” e que o povo deveria ir “para frente, porque Deus é com a gente”. “Amém. Deus abençoe”.

 

O Republicanos compôs a base de sustentação para a candidatura vitoriosa do senador Jaques Wagner (PT), durante os dois mandatos do petista. O apoio durou desde a primeira eleição de Wagner em 2006, até a metade do segundo governo, que teve início em 2010. Durante as discussões sobre a candidatura de Rui Costa (PT) ao governo, o partido deixou o grupo político oficialmente. 

 

Em 2021, durante as primeiras arrumações para a composição das chapas para a disputa ao governo, informações davam conta que existia o interesse do Republicanos em apoiar a candidatura de Jaques Wagner (PT) ao Governo da Estado nas eleições de 2022, nome do grupo petista à época (reveja mais). A informação foi negada pela legenda (veja aqui).

 

Em 2022, o partido compôs a chapa majoritária ao governo da Bahia, com Ana Coelho sendo candidata a vice-governadora. O Republicanos é aliado do grupo liderado por ACM Neto (União) desde 2012, quando iniciou a participação na gestão de Neto à frente da prefeitura de Salvador. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem arromba banco no DF e é baleado por vigilante

Na noite de terça-feira, 2 de novembro, um homem foi baleado após tentar arrombar a porta de uma agência bancária em Samambaia, no...

Bancada do Novo pede convocação de Lulinha na CPMI do INSS

Deputados do Partido Novo, que fazem parte da CPMI do INSS no Congresso Nacional, entraram com um requerimento pedindo...

Davi Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias e acusa o governo Lula de “grave omissão”

Em uma decisão surpreendente, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP),...