Casa Branca diz estar “contente” após Bolsonaro reconhecer derrota

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Casa Branca está “contente” que Jair Bolsonaro (PL) reconheceu a derrota nas eleições deste ano. O atual presidente passou 44 horas em silêncio sobre o resultado do pleito, que perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, falou sobre o Brasil nesta terça-feira (2/11):

“Estamos satisfeitos em ver que o presidente Bolsonaro reconheceu os resultados da eleição e autorizou o início do processo de transição. O TSE determinou que quem venceu as eleições livres e justas foi o presidente eleito Lula. A vontade do povo do Brasil deve ser respeitada.”

A Casa Branca reconheceu o resultado das eleições brasileiras menos de 1h após o fim da apuração. Joe Biden, presidente norte-americano, conversou com Lula durante cerca de 20 minutos na segunda-feira (31/10) para parabenizá-lo pela vitória.

Lula recebeu 50,9%, enquanto Bolsonaro somou 49,1% no domingo. Nessa terça-feira, Bolsonaro reconheceu a derrota em breve discurso.

Em nota, a Casa Branca informou que, durante a ligação, Biden ” elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.

“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional”, afirmou o governo americano.

Bolsonaro demorou 28 dias para reconhecer a vitória de Joe Biden em meio a acusações trumpistas de fraude.

A Casa Branca disparou comunicado à imprensa às 20h33, pouco mais de meia hora após a confirmação oficial. Quando o democrata foi eleito presidente dos EUA, em 2020, Bolsonaro demorou 38 dias para parabenizá-lo —apoiador de primeira hora do ex-presidente Donald Trump, o brasileiro ainda ecoou alegações de fraude na eleição americana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola é condenada a dar pensão a aluno que teve olho furado por lapiseira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o Colégio Triângulo, no Distrito Federal, a pagar uma pensão vitalícia de um salário mínimo por...

Metrópoles Run: confira como foi a entrega de kits dos atletas

A entrega dos kits para o Metrópoles Run, realizada nesta sexta-feira (19/12), abriu a contagem regressiva para a grande corrida de rua que...

Nova luta: Com diária de R$ 110, cordeiros buscam inclusão no projeto de Tarifa Zero para Carnaval de Salvador de 2026

Os cordeiros que atuam no Carnaval de Salvador têm uma nova pauta para debate além do valor da diária, hoje fixado em R$...