Bloqueio em via impede que coração de paciente goiano possa ser transplantado em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O coração de um doador de Goiânia não pôde ser enviado para um paciente de São Paulo por conta de bloqueios em rodovias, promovidos por pessoas que não aceitaram o resultado do 2º turno da eleição. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do estdo paulista.

 

O impedimento aconteceu na captação. Mesmo apto, o órgão não pode ser recolhido. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, “não houve aceite do órgão por parte do estado paulista”.

 

Ao G1, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) explicou que o transporte de coração exige rapidez e que o órgão deve chegar até o doador em um período de até quatro horas.

 

“Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, explicou a pasta de São Paulo.

 

A pasta de Goiás complementou que após São Paulo não conseguir realizar o aceite ao órgão, seguiu com a seleção de receptor para o Distrito Federal, onde não houve receptor compatível.

 

O coração deveria ter sido captado na terça-feira (1), dia em que o doador teve morte encefálica. No mesmo dia, foram captados os rins e córneas, que foram destinados a pacientes de Goiás, e o fígado, que foi encaminhado ao Distrito Federal. Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas com as doações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...