Bloqueio em via impede que coração de paciente goiano possa ser transplantado em SP

Publicado:

O coração de um doador de Goiânia não pôde ser enviado para um paciente de São Paulo por conta de bloqueios em rodovias, promovidos por pessoas que não aceitaram o resultado do 2º turno da eleição. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do estdo paulista.

 

O impedimento aconteceu na captação. Mesmo apto, o órgão não pode ser recolhido. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, “não houve aceite do órgão por parte do estado paulista”.

 

Ao G1, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) explicou que o transporte de coração exige rapidez e que o órgão deve chegar até o doador em um período de até quatro horas.

 

“Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, explicou a pasta de São Paulo.

 

A pasta de Goiás complementou que após São Paulo não conseguir realizar o aceite ao órgão, seguiu com a seleção de receptor para o Distrito Federal, onde não houve receptor compatível.

 

O coração deveria ter sido captado na terça-feira (1), dia em que o doador teve morte encefálica. No mesmo dia, foram captados os rins e córneas, que foram destinados a pacientes de Goiás, e o fígado, que foi encaminhado ao Distrito Federal. Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas com as doações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados 

O Ministério da Saúde iniciou esta terça-feira (7) o envio de mais uma remessa de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto para tratamento de...

Morre terceira vítima intoxicada por metanol em São Paulo

A Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo, confirmou a morte de Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, após o consumo de...

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país

Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro,...