Polícia invade universidades e prende dezenas de jovens no Irã

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As forças de segurança do Irã lançaram uma série de ataques ontem contra estudantes universitários, prendendo dezenas de jovens. Segundo a União dos Estudantes e grupos de direitos humanos, os ataques às universidades se intensificaram nos últimos dias, após o fim do luto de 40 dias da morte de Mahsa Amini, assassinada sob custódia da polícia moral do Irã, em setembro. O caso desencadeou oito semanas de protestos contra o regime.

A União dos Estudantes do Irã documentou mais de 40 prisões de estudantes universitários e está coletando relatórios de detenções e invasões de universidades por forças de segurança em todo o país em seu canal Telegram.

A ONG Hengaw para os Direitos Humanos, com sede na Noruega, que monitora a situação em áreas curdas no Irã, disse que o destino de dezenas de jovens presos na semana passada e dezenas de outros detidos pelas forças de segurança por participar de protestos anteriores permanece desconhecido.

Em 30 de outubro, a ONG Human Rights Watch estimou que pelo menos 308 estudantes haviam sido detidos desde o início dos protestos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista morre após ser prensado entre dois caminhões no desvio da ponte

Belmonte, Bahia — Um caminhoneiro morreu após ficar prensado entre dois...

MP-AC processa Estado do Acre por indenização de R$ 1 milhão à família de vítimas do “Crime da Motosserra” em 1996

O Ministério Público do Acre (MP-AC) ajuizou uma ação civil pública com tutela de urgência contra o governo estadual, buscando responsabilização pelas mortes...

PM apreende mais de 490 porções de cocaína e outras drogas no bairro de Macaúbas, em Salvador

Polícia apreende grande quantidade de drogas na Rua Felisberto Caldeira, Macaúbas Policiais militares da 2ª CIPM apreenderam uma grande quantidade de drogas na Rua...