Em Brasília, Lula se reúne com Arthur Lira na residência da Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou o hotel onde está hospedado em Brasília, na manhã desta quarta-feira (9/11), e seguiu para a residência oficial da Câmara dos Deputados, onde se reúne com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Ele saiu pela garagem e não deu declarações à imprensa.

Ao longo do dia, o petista encontrará com outros chefes de Poderes. Na primeira visita à capital federal desde as eleições, Lula ainda terá agenda com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). As duas reuniões vão ocorrer no período da tarde.

Orçamento Nos encontros, o presidente eleito deve tratar das agendas prioritárias de seu governo para o próximo ano. Estarão na pauta as tratativas da equipe de transição de governo para a construção de um texto capaz de assegurar, nos cálculos do Orçamento 2023, as promessas feitas durante a campanha.

O petista quer ouvir de Lira e Pacheco qual o melhor caminho para garantir a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e o aumento real do salário mínimo. O teto orçamentário é o maior obstáculo e, hoje, há duas alternativas: editar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ou uma Medida Provisória (MP).

Já no encontro com Rosa Weber, interlocutores do partido afirmam que a visita de Lula servirá para reatar laços entre Executivo e Judiciário, cuja relação foi repetidamente tensionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Transição de governo Lula chegou a Brasília na noite desta terça. O presidente eleito já tem gabinete montado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde foram instaladas as salas da transição, mas ainda não começou a despachar no local.

Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, o segundo andar do CCBB está pronto para receber os integrantes da equipe de transição. O prédio costuma ser utilizado nas transições de governo desde a passagem de cargo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para o próprio Lula, em 2002.

O petista e Geraldo Alckmin terão um gabinete cada um. A estrutura do prédio ainda conta com:

quinze gabinetes para demais autoridades. quatro salas de reuniões. uma sala de coworking para 39 postos. há 91 computadores instalados, com serviços de telefonia e impressoras. A transição de governo é prevista em lei e em decreto. Cabe à Casa Civil coordenar a entrega de documentos à equipe do presidente eleito. Os nomes de até 50 dirigentes, de diversos setores, devem ser publicados no Diário Oficial da União. Todos os nomeados trabalham de forma remunerada até a posse, em 1º de janeiro de 2023, na preparação do novo mandato.

The post Em Brasília, Lula se reúne com Arthur Lira na residência da Câmara first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Citado pela Polícia Federal, Lulinha está há uma semana no Brasil

Resumo SEO: Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, está em Moema, na zona sul de São Paulo, para...

Vereadores aprovam PL que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Lei nº 432/25, que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais públicos...

AstraZeneca leva à COP30 debate inédito sobre descarbonização do SUS

A COP30, Belém abriu espaço para uma nova leitura sobre saúde e clima. A AstraZeneca anunciou, em parceria com a IQVIA, resultados preliminares...