Exames de rotina mostram que Lula está com inflamação na garganta

Publicado:

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou neste sábado (12), exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de sua viagem para a COP-27 no Egito, na segunda-feira (14). De acordo com o boletim médico, foram detectadas “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”.

A leucoplasia laríngea é uma lesão branca na mucosa.

Segundo a assessoria de Lula, os exames ocorrem normalmente a cada seis meses. Neste sábado, o presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.

Ainda segundo informações do hospital, os exames “seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

Em outubro daquele ano, Lula descobriu que estava com câncer na laringe. O petista passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia até que, um ano depois, o tumor sofreu regressão completa.

Durante a disputa presidencial deste ano, chamou atenção a rouquidão apresentada pelo ex-presidente, principalmente durante os debates.

À época, a alegação para a voz rouca foi o excesso de eventos de campanha.

COP-27 no Egito
Durante a viagem para a conferência do Clima, Lula estará acompanhado da esposa, Rosângela Lula da Silva, do ex-ministro Celso Amorim e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A ex-candidata a presidente pelo MDB, Simone Tebet, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, não deverão mais viajar para o evento no Egito, devido aos trabalhos que realizam na equipe de transição de governo.

Fazem parte também da comitiva de Lula as ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira, que já estão no evento.

Depois da COP-27, o presidente eleito deve fazer uma visita a Portugal, a convite do primeiro-ministro António Costa, e retornará em seguida ao Brasil.

Leia a nota do hospital na íntegra:

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar abre em queda com produção industrial e atenção a BC e Fed

Nesta terça-feira (2 de dezembro), o dólar iniciou o dia em queda, com investidores avaliando os dados da produção industrial no Brasil e...

Depois de sugestão feita por Tarcísio, deputados defendem inclusão da prisão perpétua na PEC da Segurança Pública

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chamou a atenção na semana passada ao sugerir a adoção da prisão...

Putin diz que tomou cidade estratégica de Pokrovsk, mas Ucrânia nega

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na última segunda-feira que Pokrovsk, uma cidade estratégica na região de Donetsk, foi tomada pelas forças russas....