Mapa faz alerta sobre prevenção da influenza aviária após casos na Colômbia

Publicado:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu um alerta para produtores e iniciativa privada sobre as medidas de prevenção adotadas e reforçadas no Brasil em relação à Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP — vírus H5N), após casos da doença em aves não comerciais terem sido detectados na Colômbia.
De acordo com o Mapa, mesmo que as propriedades afetadas na Colômbia estarem distantes da fronteira com o país, o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária trabalha com o setor privado pra garantir a biossegurança das granjas e na prevenção para influenza aviária (IA). Entre as ações implementadas, está a revisão de novas orientações para a vigilância e para a notificação de suspeitas da doença. 
Além disso, foi elaborado um novo plano de vigilância para IA e doença de Newcastle, que reforça a importância da notificação imediata, por qualquer pessoa, aos serviços veterinários estaduais (SVE) de aves domésticas e silvestres com sinais respiratórios, nervosos ou com alta mortalidade. 
O plano também amplia a vigilância em aves de subsistência e aves comerciais e inclui a amostragem em aves localizadas em propriedades que estejam em rotas de aves migratórias no país. “O trabalho realizado tem como objetivo minimizar o risco de ocorrência da doença no país, considerando a situação mundial da IA e a disseminação do vírus, principalmente por aves silvestres”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.
Segundo o Mapa, a doença é exótica no país e a prevenção é responsabilidade de todos que estão na cadeia de produção, sendo necessário um esforço conjunto entre as entidades públicas e o setor produtivo. Com isso, será  possível salvaguardar a saúde pública e a sanidade do plantel avícola nacional e reduzir os impactos socio-econômicos de uma eventual ocorrência da doença.
Todas as orientações sobre a caracterização de casos suspeitas podem ser encontradas na ficha técnica disponibilizadas no site do Mapa. Já a notificação pode ser feita ao SVE por meio da plataforma virtual e-Sisbravet ou por meio de ligações, e-mail ou pessoalmente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP: roubos, furtos, homicídios e estupros registram queda em setembro

Recentemente, dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelaram uma redução significativa nos índices de criminalidade em São Paulo. Comparando setembro de 2025...

Houve redução de 90% nas interrupções no fornecimento de energia maiores que 24h, diz Enel

Em uma apresentação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última terça-feira (4), a Enel São Paulo anunciou que as interrupções no...

José e Maria são os nomes mais comuns do Brasil segundo o IBGE; Silva lidera sobrenomes

Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que os nomes mais comuns no Brasil são José e...